menú responsive
AMÉRICA | Armada
-/5 | 0 votos

Luta contra a pesca ilegal

ROU 1 'Uruguay' faz tiros de advertência contra o brasileiro 'Tatuira'

A fragata ROU 1

A fragata ROU 1

15/01/2019 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A fragata da Marinha Nacional Uruguaia ROU 1 “Uruguai” capturou uma embarcação brasileira que pescava ilegalmente em águas uruguaias.

Segundo informativo da Armada Uruguaia, foram disparados tiros de intimidação porque o barco de pesca brasileiro tentou escapar e quase colidiu com a fragata!

Estas embarcações brasileiras são geralmente baseadas no Rio Grande do Sul e cruzam para as águas uruguaias para pescar ilegalmente (segundo os uruguaios) corvina e badejo.

O navio brasileiro foi avistado nas primeiras horas deste domingo com um sobrevoo de uma aeronave de patrulha da Aviação Naval daquele País.

A fragata ROU 1 foi notificada e a operação de interceptação foi lançada, o que acabou ocorrendo por volta das 5:00 AM.

Antes da apreensão, a fragata uruguaia disparou rajadas de alerta usando uma metralhadora pesada de 12,7 mm.

Isso aconteceu depois que o navio intruso brasileiro tentou escapar da fragata e lançou-se em fuga para voltar as águas brasileiras, intento impedido pela ROU 1 “Uruguai”.

A operação de caça a embarcação brasileira contou com a participação da fragata ROU 01, e de uma aeronave de patrulha e esclarecimento marítimo B-200 da Aviação Naval uruguaia.

O navio brasileiro “TATUIRA” estava pescando ilegalmente em águas territoriais uruguaias, a 70 milhas náuticas a nordeste do porto de La Paloma.

No navio estavam 10 tripulantes e uma carga ilegal em quatro de seus seis armazéns, transportando badejo pescado de forma ilegal.

A embarcação brasileira será mantida sob vigilância da autoridade portuária uruguaia, o peixe foi confiscado, uma multa será aplicada formalmente e a tripulação irá a juízo posteriormente nos tribunais navais internacionais.

A fragata ROU 1 “Uruguai” é a única de seu tipo na Marinha Uruguaia, tendo sido construída originalmente em 1965 por estaleiros franceses para equipar a Marinha de Portugal como Classe João Belo.

Imagens: Marina Uruguaya / U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Daniel Barker

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje