menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

12ª Conferência de Radar Militar da IDGA

Brasil propõe chip de baixo custo nos EUA para tirar fotos de satélites

A tecnologia no chip serve para radares a bordo de satélites no espaço.

A tecnologia no chip serve para radares a bordo de satélites no espaço.

18/03/2019 | Belo Horizonte,MG

Roberto Caiafa

A 12ª Conferência de Radar Militar do Institute for Defense & Government Advancement (IDGA), realizado de 12 a 14 de março, em Washington, nos Estados Unidos, contou com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo tenente-coronel engenheiro Gustavo Farhat de Araujo.

Lotado no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o engenheiro militar apresentou o tema “Arquitetura para processamento de sinais de radares de abertura sintética em chips”.

O radar de abertura sintética serve, principalmente, para fazer imagens do solo a partir de uma aeronave ou satélite. “O que propomos é uma miniaturização da tecnologia de processamento de modo a construirmos um sistema de baixo custo que pode ser utilizado em plataformas com limitação de espaço, peso e consumo de energia”, explica o tenente-coronel Gustavo, destacando que o diferencial está justamente no baixo custo do sistema.

“Implementamos um algoritmo de processamento de sinais gerados por radares de abertura sintética em um chip com tecnologia Field Programmable Gate Array ou FPGA. O trabalho, tese de mestrado apresentada pelo militar em 2015 e 2016 no Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contou com a contribuição do orientador Roberto d’Amore e do Professor David Fernandes.

A Conferência de Radar Militar é um evento sobre os diversos tipos de aplicações de radares no meio militar. Participaram integrantes de agências ligadas ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, além de diversos representantes de instituições acadêmicas, de laboratórios de pesquisas e da indústria de defesa.

A IDGA, responsável pelo evento, é uma organização dedicada ao intercâmbio e ao compartilhamento de melhores práticas, desenvolvimentos inovadores da indústria e fortalecimento da cooperação entre as agências governamentais, a academia e o setor privado.

Imagens: major Marco Celoni

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje