menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Reportaje Infodefensa

Marruá AM200 G2 CD, um novo carro blindado para a Polícia Brasileira

A versão blindada da Marruá AM200 G2 CD, talhada para o trabalho policial.

A versão blindada da Marruá AM200 G2 CD, talhada para o trabalho policial.

18/09/2019 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando, desde maio corrente, testes com um veículo de patrulha blindado leve Marruá AM200 G2 CD nas rodovias federais do Estado (província) do Rio de Janeiro.

O veículo, com emplacamento de Caxias do Sul (RS), local onde está a fábrica da Agrale, permite transpor barricadas e arrastar até 4,5 toneladas, entre outras características necessárias ao enfrentamento das gangues armadas ou aplicação do chamado controle de distúrbio civil (CDC).

A blindagem opaca que equipa essa versão pode suportar disparos de armas até o calibre 7,62 mm, e a blindagem transparente, tiros até o calibre 9 mm.

A nova viatura da PRF/RJ, que está sendo utilizada em caráter experimental, possui robustez e proteção balística para atuar com segurança em operações de patrulhamento urbano em áreas de risco, um cenário típico das estradas federais que cortam grandes cidades do Estado.

Rede de veículos

 

Já a Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) adotou uma estratégia de fornecer veículos blindados as diferentes regiões do Estado, equipados para atuarem na pronta resposta as gangues armadas que assaltam bancos e caixas eletrônicos e empregam pesado poder de fogo em suas ações.

Todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Estado estão recebendo veículos blindados para ações da PMMG contra as organizações criminosas.

Na região de Uberaba, no Triângulo Mineiro (onde o agronegócio movimenta a economia), a 5ª Região de Polícia Militar (RPM) recebeu dois veículos blindados no final de agosto último. Ambos já estão sendo usados no policiamento da cidade e de municípios vizinhos.

Um dos veículos é um Marruá AM200 G2 CD blindado, cujo valor de aquisição pode variar de R$ 170.000 a R$ 197.000, dependendo dos acessórios e equipamentos especificados pelo cliente.

A versão blindada do Agrale Marruá AM200 G2 CD emprega motorização Euro V (certificação ambiental) e opcionais como ar condicionado, quebra mato, snorkel (capaz de manter o carro funcionando na travessia de obstáculos como pequenos cursos dágua e locais inundados), guincho elétrico, engate de reboque, farol de neblina, caixa de cambio de dupla velocidade (reduzida) e pneus All Terrain dotados da capacidade run flat (podem rodar emergencialmente mesmo depois de atingidos).

Para emprego policial, o Marruá AM200 G2 CD recebe blindagem de dois tipos, a chamada blindagem opaca Nível III Plus, em aço balístico e mantas moldadas de aramida, e a blindagem transparente (vidro) Nível III-A.

A proteção de blindagem opaca Nível III Plus é aplicada em todo o habitáculo do veículo, exceto assoalho, com mantas de aramida planas, moldadas, e aço inox com características balísticas, que adaptam-se a estrutura do veículo.

Quanto a blindagem transparente (área envidraçada do veículo), esta apresenta espessura de 21 mm e resiste a disparos de armas até o calibre 9 mm (pistolas).

No compartimento do motor, estão instaladas blindagem parcial do painel corta-fogo e blindagem total do capô, ambas em manta de aramida com acabamento térmico (blindagem opaca). Também existe uma proteção adicional para a bateria.

Com cabine dupla para cinco policiais e seu armamento, o Marruá AM200 G2 CD pode ser configurado para diversos tipos de operações, além de possui caçamba traseira com grande volume e capacidade de carga, facilitando o transporte de equipamentos.

Ainda permite trafegar pelos mais variados terrenos, inclusive em locais de difícil acesso, com agilidade e praticidade, devido ao grande vão livre em relação ao solo e o uso de pneus especiais. O guincho elétrico aumenta a segurança e confiabilidade do Marruá quando operando no modo QT.

Características técnicas

 

Com motorização diesel Cummins ISF Euro V de 150 cavalos, o Marruá AM200 G2 CD transporta até cinco ocupantes e possui PBT de 4.300 kg. O modelo tem elevada robustez, facilidade de manutenção e uma maior altura em relação ao solo, com ângulos de ataque e de saída que facilitam o deslocamento e o bom desempenho em regiões de difícil acesso.

Com foco na simplicidade de manutenção e facilidade na reposição de peças, o uso de componentes comuns a toda linha reduzem o custo de operação logística e oferecem grande autonomia.

Com três fábricas no Brasil e uma na Argentina, em Mercedes, província de Buenos Aires, a Agrale é uma empresa com mais de 50 anos de tradição na produção de veículos (caminhões, chassis de ônibus e utilitários), tratores e motores a diesel.

Produzida pela Agrale na cidade de Caxias do Sul (RS), de acordo com especificações das Forças Armadas brasileiras, a família de viaturas militares Marruá possui como grandes diferenciais a versatilidade, robustez e baixo custo operacional.

A empresa realiza demonstração de campo dos veículos junto a diversas Forças de Segurança Estaduais, proporcionando que os mesmos comprovem o diferencial dos veículos nas aplicações mais severas, complexas e com maior exigência.

A avaliação é realizada sem interferência da montadora, em aplicações rotineiras das corporações (ambiente aberto) e não em campos de prova (ambiente controlado).

No entanto, em função dos termos de confidencialidade previsto na política de demonstração, é necessária autorização das corporações para divulgar os testes, o que explica os lapsos na divulgação de eventuais aquisições e uso do material.

Imagens: Roberto Caiafa / PMMG / DPRF-RJ / Agrale.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje