menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Simulador de Apoio de Fogo

Simaf do Exército Brasileiro sofre danos após tempestade

03(33)

 Ver galería de fotos

11/09/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

Na madrugada dos dias 7 e 8 de setembro, o Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul) foi atingido por uma forte tempestade que causou o destelhamento da cobertura do galpão onde ficavam armazenadas as peças sensorizadas de sua linha de fogo do Simulador de Apoio de Fogo (SimAF).

O fenômeno que ocorreu na região se caracterizou por uma forte tempestade, com duração de quase 12 horas, e com rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h, porem estas foram localizadas em determinadas áreas, como as instalações do CA-Sul.

Outras organizações militares (OM) do Exército Brasileiro (EB) nas proximidades também fora atingidas, porem com menor intensidade, mas ocasionando queda de árvores e danos menores em suas instalações.

Na manha de ontem, dia 08, foram enviados dois oficiais engenheiros militares que já estão realizando o relatório de danos e verificando as condições estruturais das instalações atingidas. O panorama atual é a falta de energia e por consequência a falta de comunicação. 

O EB informou que não ocorram vítimas e que todos os esforços estão sendo realizados para o reestabelecimento das instalações e do funcionamento do SimAF.

O SimAF tem como função adestrar os grupos de artilharia e pelotões de morteiros das OM do Comando Militar do Sul e o EB possui duas unidades, a do CA-Sul e outra na Academia Militar das Agulhas Negras, e esta ultima poderá ser utilizadas como contingência até o restabelecimento da unidade de Santa Maria, porem isso não deve se fazer necessário. 
 
Essa ferramenta está sendo crucial no apoio às certificações das Brigadas das Forças de Prontidão (FORPRON), e cada unidade é composta por Linha de Fogo (LF), Pontos de Observação (PO), Central de Tito (CT) e Central de Controle (CC).

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje