Bradar apresenta novo radar para apoiar no gerenciamento do tráfego aéreo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Bradar apresenta novo radar para apoiar no gerenciamento do tráfego aéreo

S200R montagem antena Foto BRADAR
|

A Bradar, empresa controlada pela Embraer Defesa & Segurança, apresentou na LAAD 2015 o Sistema Radar Secundário S200R, desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com investimentos provenientes da própria companhia, do CTEx, do ITA e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o S200R foi projetado para conectar-se ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).

O radar tem o objetivo de “interrogar” os transponders instalados nas aeronaves, que fornecem informações de identificação e altitude. Os transponders enviam respostas ao radar, sendo que os tipos mais básicos enviam apenas a altitude do avião e um código do voo, com quatro dígitos. As estações do radar da Bradar são capazes de estabelecer a velocidade do avião e sua direção ao monitorar sucessivas transmissões. O S200R permite interrogar aeronaves distantes até 200 milhas náuticas (370 km).

O desenvolvimento do sistema foi realizado em um prazo de quatro anos e partiu de um projeto em parceria com o ITA tendo como base o radar SABER M-200, desenvolvido para o CTEx e criado para fazer parte de um sistema de defesa antiaérea com mísseis de média altura (30 a 40 km de alcance), capaz de operar nos modos de busca, vigilância, diretor de tiro e guiamento de míssil. A integração do S200R ao Cindacta pode ser realizada por meio de rede semelhante à internet segura, utilizando protocolo Asterix (All Purpose Structured Eurocontrol Surveillance Information Exchange), desenvolvido e mantido pela Eurocontrol, organização responsável pelo controle de tráfego aéreo na Europa.

Medindo 8,5 metros de comprimento (antena), 1,8 metro de altura e 650 kg, o radar pode ser montado em quatro dias, destinando-se à instalação fixa no topo de edifícios ou torres construídas para o controle de tráfego aéreo.

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto