Exército Brasileiro e Prospectare testam a versão especial de engenharia do Guarani
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro e Prospectare testam a versão especial de engenharia do Guarani

VBE Eng Guarani Primeiros Testes 1
|

Após um intervalo de dois anos, foram realizados pela Prospectare, representante Pearson Engineering no Brasil, os primeiros testes de campo da viatura blindada especial de engenharia (VBE Eng) 6x6 Guarani, protótipo conceitual que está sendo avaliado inicialmente nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).

O projeto do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), coordenado pela Diretoria de Material de Engenharia (DME), prospectou alternativas para subsidiar o desenvolvimento da família de blindados, culminando na contratação da Pearson Engineering (Reino Unido).

A viabilidade foi estudada pelo Estado-Maior do Exército (EME) com o apoio técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por meio da Diretoria de Fabricação (DF), a fim de permitir adaptações no chassi da viatura VBTP-MSR 6x6 Guarani.

Devido à experiência que já possui na manutenção, revitalização e modernização de viaturas blindadas, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) foi escolhido para apoiar o projeto como integrador dos implementos de engenharia: uma lâmina reta para obstáculos, pá carregadeira e braço de escavadeira, todos intercambiáveis.

A integração técnica verificada entre as diversas OM’s responsáveis por cada etapa desse desenvolvimento (DME + DF / AGSP + CTEx) resultou na retomada segura das atividades em meio as medidas sanitárias de controle do Covid-19.

A fase de integração foi retomada no mês de agosto. Antes da entrega estão previstas as atividades de treinamentos para mecânicos, capacitação para emprego pelo pessoal no AGSP e apreciação da viatura pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

As duas viaturas Guarani utilizadas para a conversão pertencem à 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (15ª Cia E Cmb Mec), localizada em Palmas (PR), orgânica da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”.

A intenção do EB é mobiliar todas as unidades de engenharia das Brigadas Mecanizadas com esse tipo de implemento adaptável, adquiridos por concorrência internacional para o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI.

O equipamento, um inteligente sistema modular, é composto por uma interface comum (IC) com um módulo de controle, onde são acoplados, de forma simples e rápida, os chamados implementos.

Para os primeiros testes, foram adquiridos três implementos diferentes para mobilidade e contra-mobilidade. Futuramente deverá ser contemplada uma aquisição de modelos específicos para a função antiminas.

Os implementos adquiridos e testados no AGSP são do tipo braço de escavadeira (“excavator manipulator arm” – EMA), concha carregadeira (“earth anchor blade” – EAB) e lâmina para remoção obstáculo (“straight obstacle blade” – SOB).

Imagens e Informações via Especialista em Blindados Paulo Roberto Bastos



Recomendamos