Akaer e Brasil assinam contrato para modernização dos blindados Cascavel
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Akaer e Brasil assinam contrato para modernização dos blindados Cascavel

Novocascavel capa
Dois protótipos e sete exemplares piloto formam o primeiro lote contratado (Imagem: Exército Brasileiro)
|

O Exército Brasileiro assinou com o Consórcio Força Terrestre, nesta quinta-feira, 7 de julho, o contrato de modernização de Viaturas Blindadas de Reconhecimento - Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 CASCAVEL. 

O projeto está sob a responsabilidade da Diretoria de Fabricação, subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia, que conduziu o processo licitatório no qual foram consagradas vencedoras as empresas Akaer Engenharia S. A., Opto Tecnologia Optrônica Ltda e Universal Importação, Exportação e Comércio Ltda.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 16.55.58 (3)

No painel a direita é possível ver alguns dos ítens da modernização do Cascavel (CCOMSEx / Subtenente Ageu & Subtenente Huelison)

A oficialização do contrato ocorreu em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília (DF), com a presença do CEO da Akaer, Cesar Silva, o Vice-Presidente para Vendas e Marketing da Akaer, Aldo da Silva Junior, e o Diretor de Fabricação do EB, General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela.

Licitação

O resultado da concorrência vencida pelo Consórcio Força Terrestre para a modernização de um lote inicial de 9 unidades do EE-9 CASCAVEL foi publicado no Diário Oficial da União em 4 de maio deste ano.

Trata-se de um amplo pacote de melhorias: nova motorização, revitalização da suspensão, torre de comando automatizada para otimização da posição do tiro e melhora da consciência situacional, ar-condicionado, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal, um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e, por fim, um outro computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões. 

WhatsApp Image 2022 07 07 at 19.16.30 (2)

O CEO da Akaer, Cesar Silva, e o General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela (CCOMSEx / Subtenente Ageu & Subtenente Huelison)

O Exército Brasileiro dispõe em sua frota de mais de 400 VBR CASCAVEL, que estão em uso há mais de 45 anos em todo o território nacional e que, com o passar dos anos, apresentam necessidade de atualização tecnológica, a fim de melhorar a capacidade operacional das tropas mecanizadas nas operações para as quais são destinadas.

A observância desses aspectos e a análise criteriosa de um Estudo de Viabilidade foram basilares para o Estado-Maior do Exército aprovar a Diretriz de Implantação do Projeto de Modernização da VBR CASCAVEL, que faz parte do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas.

O objetivo da primeira fase do projeto é modernizar 98 VBR CASCAVEL, realizando a integração dos sistemas de plataforma veicular, de Comando e Controle (C²) e de armas; a capacitação, a qualificação e o treinamento dos recursos humanos para a viatura modernizada e seus sistemas; o planejamento e a implantação do Sistema Logístico Integrado (SLI) necessário à viatura e aos seus sistemas; a preparação do Exército Brasileiro para a substituição das suas VBR 6x6 pelas futuras Viaturas Blindadas de Cavalaria (VBC Cav); a extensão da vida útil do MEM por pelo menos 15 anos; e a participação do planejamento e da coordenação da experimentação doutrinária e logística.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 16.55.59 (1)

O painel mostra os ítens da modernização do EE-9 (CCOMSEx / Subtenente Ageu & Subtenente Huelison)

Esse primeiro contrato celebra a entrega de duas viaturas protótipo e de sete viaturas lote piloto que serão submetidas à modernização da plataforma automotiva e climatização necessária ao bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos; à revitalização do canhão 90 mm; à instalação dos kits de visão do motorista, do comandante e do atirador; de equipamentos de comando e controle; da plataforma de lançamento de míssil; do computador de tiro; e do giro e da elevação assistidos.

Para Cesar Silva, CEO da Akaer, a iniciativa do Exército em adequar o veículo blindado Cascavel para o campo de batalha moderno, além de fortalecer e aprimorar a Defesa do país, ainda impulsiona a economia brasileira. “O incentivo à indústria de Defesa colabora com o desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso país, além da geração de empregos.”

Ainda segundo Cesar, é uma honra que o Consórcio Força Terrestre, liderado pela Akaer em conjunto com seus parceiros - a Universal, empresa ativa na história do EE-9 Cascavel, e a Opto Space & Defense, conhecida em desenvolver sistemas optrônicos avançados, tenha sido o escolhido para essa empreitada tão relevante para indústria de Defesa do país.

WhatsApp Image 2022 07 07 at 19.16.30 (1)

Após quatro décadas de uso, os EE-9 mais recentes serão modernizados (Imagem: Exército Brasileiro)  (CCOMSEx / Subtenente Ageu & Subtenente Huelison)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto