Ares e Exército Brasileiro apresentam o simulador de torre UT30BR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Ares e Exército Brasileiro apresentam o simulador de torre UT30BR

SIMULADOR UT30 BR
|

Cumprindo agenda revelada pela reportagem de Infodefensa em agosto de 2021, a empresa brasileira Ares Aeroespacial e Defesa apresentou em suas instalações no Rio de Janeiro o Simulador Completo da Torre UT 30BR para emprego em sala de aula, e disponível para o Exército Brasileiro, como planejado, no 2º semestre de 2022.

Participaram da apresentação, pela Ares, Gutemberg França, líder do projeto e gerente de engenharia de software, os tenente-coronéis Cassarotti, do Centro de Instrução de Blindados, e José Eduardo, da Diretoria de Fabricação, além de técnicos civis e militares do EB que juntos participaram desse desenvolvimento.

1666979788519 (1)

O grupo de militares e civis que atuaram no desenvolvimento do simulador da torre UT30BR, ao centro os tenente coronéis Cassarotti e José Eduardo, o gerente de desenvolvimento de software e líder do projeto, Gutemberg França, e o 1º Sgt Evaldo Fialho. Foto: Ares Aeroespacial e Defesa/Evaldo Fialho

Para complementar a sofisticação da torre e do armamento em si, a Ares Aeroespacial e Defesa desenvolveu, em uma parceria com o Exército Brasileiro, o simulador da torre UT30BR, equipamento que permite treinar atirador e comandante da viatura nos procedimentos de emprego e táticas de combate de forma rápida e segura, com economia de meios e recursos e grande eficácia. 

Em 2021, a reportagem de Infodefensa teve acesso ao protótipo quase completo, na época faltava ainda a montagem e integração da posição do instrutor, o acabamento final com o encapsulamento do simulador no formato container com rodinhas traváveis, e sua entrega para avaliação no Centro de Instrução de Blindados, que deverá acontecer brevemente. 

Com a disponibilidade de um sistema UT30BR real na fábrica em 2021, foi possível verificar a funcionalidade e simplicidade de operação do armamento com o emprego de dois manetes (giro e elevação da arma + comando com zoom dos sensores), tela touch screen colorida de alta resolução e simbologia/comandos de fácil compreensão, tanto para o comandante quanto atirador. 

SIMULADOR UT30 BR1

As "cápsulas" ou estações do simulador, para comandante e atirador, permitem simular com fidelidade todas as capacidades do sistema de armas UT30BR. Foto: Evaldo Fialho.

Empregando um canhão de calibre 30mm Bushmaster, o sistema UT30BR foi projetado para atender a uma variada gama de requisitos, oferecendo desempenho superior nas diversas condições de combate. 

Utilizando tecnologia de última geração, o sistema UT30BR é resultado da experiência de mais de 30 anos no desenvolvimento de sistemas de tiro, aquisição e rastreamento automático de alvos em plataformas giro-estabilizadas. 

No Exército Brasileiro, durante os testes de experimentação doutrinária equipando viaturas Guarani 6x6, o sistema apresentou performances acima dos requisitos. 

Atualmente, está sendo avaliado dentro do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas continuar com as aquisições desse sistema até atingir-se o número previsto icialmente de 37 torres integradas as VBTP MSR 6x6 Guarani, transformando essa versão do blindado, na prática, em um IFV.

SIMULADOR UT30 BR2

Simulador da torre UT30BR, postos do comandante e do atirador. Observar as rodinhas dos módulos, o que facilita mudar o simulador de local em caso de necessidade. Foto: Evaldo Fialho




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto