Thales, Saab e Hensoldt concorrem para fornecer dois radares tridimensionais ao Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Thales, Saab e Hensoldt concorrem para fornecer dois radares tridimensionais ao Brasil

A FAB pretende equipar o 1º Grupo de Comunicações e Controle com esses sistemas, uma reivindicação antiga em seus programas estratégicos
Capa CAE radar 3D FAB
A Força Aérea necessita de radares tridimensionais móveis aerotransportáveis e de longo alcance. Montagem: Infodefensa
|

Edital de Concorrência nº 004/CAE/2023, aprovou a  licitação para aquisição de dois sistemas de radares tridimensionais móveis para o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) da Força Aérea Brasileira, uma antiga reinvidicação da FAB dentro dos seus Programas Estratégicos. 

Por definição, o 1º GCC, que é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), provê os meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aéreo nos locais sem essas capacidades ou reforça pontualmente instalações fixas para atender às demandas operacionais. 

Seus equipamentos, geradores de energia e material de apoio/plataformas são projetados para transporte por meio terrestres acondicionados em cases resistentes divididos em módulos. Também são aerotransportáveis e sua montagem e entrada em operação deve ser rápida, não excedendo mais que algumas horas.

Radares FAB 2023

O Centro de Aquisições Específicas (CAE) da Força Aérea é a unidade responsável pela condução da licitação, que até o momento já apresenta as seguintes empresas interessadas, o Grupo Thales com seu GM400 Alpha, a SAAB, com seu Giraffe 3D, e a Hensoldt, com o radar TRML-4D.

O radar Giraffe-4A da SAAB utiliza tecnologia AESA de vigilância de médio/longo alcance que trabalha na banda S (E/F) e foi projetado para receber facilmente up-grades e se manter pronto atuar contra novas ameaças. 

Esse radar é capaz de executar uma varredura 360º em 3D até 70º com 60 rpm, fornecendo uma taxa de atualização do alvo sem precedentes, juntamente com a cobertura de alta altitude e precisão monopulse, possui também a capacidade de rejeitar falsos alarmes causados por ruído ou por jamming.

SAAb Giraffe

O radar Giraffe-4A da SAAB montado em plataforma 6x6. Imagem: SAAB

Com 5 vezes mais potência de processamento, um aumento na faixa instrumentada de mais de 10% (515km) em relação ao Ground Master 400, e apresentando novas capacidades avançadas de inteligência artificial, o Thales Ground Master 400 Alpha (GM400α) reúne em um mesmo equipamento alta mobilidade, alta disponibilidade, facilidade de atualização e integração. 

Utilizando tecnologia de feixe digital empilhado, o GM400 Alpha detecta alvos desde jatos rápidos e mísseis até helicópteros e UAVs pairando.

Uma característica única do GM400 Alpha é a detecção e rastreamento de ameaças como os UAVs táticos voando perto do solo, escondidos na desordem perto do radar, enquanto simultaneamente detecta e rastreia alvos de maior altitude, como caças-bombardeiros voando dentro do seu alcance de até 515 km na detecção de alvos aéreos.

Ground master 400 alpha

O radar Thales Ground Master 400 Alpha (GM400α) montado em posição fixa

O radar TRML-4D da empresa alemã Hensoldt usa a mais recente tecnologia de radar Active Electronically Scanned Array (AESA) com múltiplos feixes de formato digital. É capaz de detectar, rastrear e classificar diversos tipos de alvos aéreos, com foco em mísseis de cruzeiro e aeronaves, inclusive as de pequeno porte, rápidas e de baixa altitude, bem como helicópteros. Ele garante a rápida detecção e rastreamento de cerca de 1.500 alvos em um raio de até 250 km.

O TRML-4D foi projetado para operação contínua e alta disponibilidade operacional. 

O radar 3D TRML-4D também atende aos requerimentos de interoperabilidade, conectividade e, principalmente, a possibilidade de anexar a suíte um moderno sistema IFF 5 (identificação amigo ou inimigo) produzido pela HENSOLDT que fornece uma versão protegida por criptografia do Modo S e da posição GPS ADS-B.

TRML 4Dlow 768x509

O radar 3D TRML-4D da Hensoldt montado em platafoma 8x8



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto