Entre os dias 9 a 12 de mayo, o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGRJ) realizou testes para certificação de viabilidade do Sistema Inercial de Pontaria no Morteiro Pesado 120 mm (Mrt P 120 M2A1 R) utilizando para esse fim as instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia. Essa atividade foi desenvolvida em conjunto entre a Safran Eletronics & Defense Brasil, produtora do equipamento, e o AGRJ.
O Sistema de Pontaria Inercial da Safran Eletronics & Defense Brasil. Foto: AGRJ
O sistema funciona a partir de sensores giroscópicos de última geração que coletam diversas informações. Essa informações são automaticamente processadas e enviadas para o Sistema Gênesis de Direção e Controle de Tiro, facilitando o nivelamento correto dos mecanismos de direção do armamento, visando o alcance preciso dos alvos.
A utilização do Sistema de Pontaria Inercial, em caso de resultados positivos na bateria de testes a que foi submetido, poderá ter como consequências o aumento significativo da capacidade tática no emprego do Mrt P 120 M2A1 R no teatro de operações, tendo em vista a celeridade e o processo automatizado dos procedimentos de pontaria do armamento, bem como, a capacidade ampliada de localização dos alvos com maior precisão.
Militares do AGRJ e técnicos da SAFRAN durante a sessão de tiro na Marambaia. Foto: AGRJ