Artilharia indiana para o Brasil?: comandante do Exército Brasileiro faz visita industrial à Índia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Artilharia indiana para o Brasil?: comandante do Exército Brasileiro faz visita industrial à Índia

O Exército Indiano realizou com sucesso uma demonstração de suas próprias armas fabricadas
|

Após realizar uma série de reuniões com diversas autoridades indianas no chamado Bloco Sul (região da Índia) no início desta semana, o general Tomas Miguel Mine Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro, testemunhou na última quarta-feira (30/08) a Demonstração de Capacidade Integrada e Disparos do Exército Indiano nos Campos de Tiro do Campo de Pokhran, massiva instalação militar indiana usada para testar armamentos e treinar seus operadores, dentre outras funções.

O Exército Indiano demonstrou com sucesso armamentos de fabricação própria no Campo de Tiro de Pokhran, localizado na Província do Rajastão.



O general brasileiro e sua comitiva puderam conferir pessoalmente que os veículos, armamentos, as munições, os helicópteros, os blindados e carros de combate, tudo que lhe foi exibido é fabricado na Índia.

Foram demonstrados, dentre outros sistemas, veículos blindados sobre rodas BMP-2/2K Sarath, carros de combate Arjun Mk II, o obuseiro auto-propulsado de 155mm/52 calibre K-9 Vajra, o helicóptero de combate HAL Rudra, versão armada de combate do helicóptero utilitário HAL Dhruv. 

O comandante brasileiro também testemunhou disparos do sistema de mísseis de defesa antiaérea indiano Akash (o Brasil busca adquirir mísseis superfície-ar para atender ao PEE Defesa Antiaérea). 

Os disparos realizados contra alvos drones, foi usando a versão anterior do SAM Akash, porém para o Brasil a oferta é do sistema Akash NG, mais capaz e com performances que, segundo os indianos, atendem aos requerimentos brasileiros.

Brazil army commander 768x483O comandante do EB e militares indianos posam para a foto junto a uma unidade lançadora de mísseis Akash. Foto: @Prodef_blr

Antes de visitar o campo de tiro de Pokran, o oficial brasileiro e seu Estado Maior tiveram uma série de encontros e reuniões com a alta cúpula do exército indiano. 

A visita a Pokran também destaca as capacidades futuras e os esforços do setor de defesa indiano para ocupar uma fatia maior do mercado internacional de armamentos e tecnologias bélicas. 

A presença do comandante do Exército Brasileiro nessa importante instalação militar ganha relevância por este ter sido o local onde foram realizadas duas detonações nucleares bem-sucedidas da Índia, garantindo ao País deterrência nuclear.

A importância dada pelos indianos a visita do comandante do Exército Brasileiro pode ser mensurada por este texto, tornado público pelo Ministério da Defesa Indiano na sua conta do Twitter "Enquanto o Comandante do Exército Brasileiro, general Tomas Miguel Mine Ribeiro Paiva, estava em visita oficial à Índia, o poderoso Exército Indiano não perdeu a oportunidade de mostrar seu vigor ao Comandante do Exército Brasileiro. Depois de provar a sua coragem perante várias nações, o Exército Indiano mostrou o seu poder ao General Paiva na área de Pokhran, no Rajastão. Do letal tanque MBT Arjun ao K9 Vajra (versão indiana do K-9 Thunder sul-coreano), o rugido do Exército Indiano no deserto impressionou o comandante brasileiro, que está em visita de seis dias à Índia, de 28 de agosto a 2 de setembro. A visita é um marco significativo no relacionamento de longa data entre as forças armadas da Índia e do Brasil."

Exercito na india (3)A visita do Comandante do EB, de caráter industrial, é uma oportunidade para se conhecer diversas armas, tecnologias e equipamentos indianos e fortalecer a cooperação em defesa entre as duas nações. Foto: @Prodef_blr

Obuseiros de 155mm sobre rodas: da Índia para o Brasil?

No início de agosto, o Exército Brasileiro emitiu Edital de Proposta/Solicitação de Licitação (RFP/RFT) para obtenção do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas com Obus Autopropelido 155mm (VBC OAP 155mm SR) – uma tecnologia de produto de defesa estratégica altamente complexa atualmente não utilizado pelo Exército Brasileiro.

Durante as operações, a artilharia autopropelida sobre rodas geralmente acompanha as colunas de blindados. 

Tata howitzer 660 120312062044Foto: Bharat Forge

Os obuseiros montados no chassi de um caminhão com rodas têm um alcance maior, abrindo caminho para o avanço das colunas mecanizadas.

O contrato em tela visa adquirir cerca de 36 canhões autopropelidos sobre rodas, atendendo às necessidades atuais da força terrestre brasileira.

Sua entrega busca atender, entre outros aspectos, à necessidade de aumentar o poder de fogo da artilharia brasileira no alcance de 20 a 40 km, não coberto pelos atuais obuseiros auto-rebocados de 155mm, do tipo M-114, e completamente superados há mais de três décadas.

Tata howitzer 1Foto: Bharat Forge

A Elbit Systems de Israel está oferecendo seu obuseiro montado em caminhão ATMOS calibre 155 mm/52, e a Nexter da França também entrou na briga com seu sistema de artilharia Caesar 155 mm, que foi implantado pelos exércitos franceses e outros desde 2009 no Afeganistão, Líbano , Mali e operação atual no Sahel, Iraque, no Médio Oriente, no Leste Asiático e na Ucrânia, combatendo o invasor russo.

A fabricante turca de defesa MKE, que produz o obuseiro montado em caminhão Yavuz, também demonstrou interesse na proposta brasileira.

Por outro lado, promovendo a narrativa de “Make in India, Make for the World” em consonância com a iniciativa “Aatmanirbhar Bharat” do governo liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, a Índia também está atualmente a fabricar alguns dos melhores veículos autopropulsados obuses do mundo.

Tata howitzer 2Foto: Bharat Forge

Isto inclui esforços conjuntos envidados pelo Exército Indiano, Conselho da Fábrica de Artilharia (OFB), Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), Direção Geral de Garantia de Qualidade (DGQA), Empresas do Setor Público de Defesa (DPSUs) e Empresas do Setor Público (PSUs) tais como BEL e SAIL além de diversas outras empresas privadas.

A Tata Advanced Systems desenvolveu um sistema de obuseiro autopropulsado de 155/52 mm baseado em um veículo todo-o-terreno 8X8. 

O sistema de armas é um obuseiro montado em caminhão com arma de 155 mm, calibre 52, que possui excelente mobilidade tática e estratégica rodoviária com alcance de 600 km sem reabastecimento, viajando a velocidades de até 85 km/hora.

TATA Power SED desenvolveu o computador balístico digital, o sistema de telecomunicações, o sistema hidráulico que fornece energia hidráulica para a implantação dos estabilizadores e o sistema hidráulico do chassis superior, todos os sistemas elétricos de bordo, o computador de gerenciamento de armas e o sistema de aprimoramento da visão do motorista 'Rajak'. O caminhão 8 x 8 customizado vem da TATA Motors.

Essencialmente, uma versão reprojetada do obus motorizado T5-52 da DENEL, da África do Sul.

Tata obus 155mmFoto: Bharat Forge

Em novembro de 2022, a Bharat Forge anunciou que sua subsidiária integral Kalyani Strategic Systems Limited recebeu um pedido de exportação de US$ 155 milhões para uma plataforma de obuseiro autopropulsado sobre rodas de 155 mm a ser executada ao longo de um período de três anos.

“Este pedido, colocado pelas Forças Armadas da Armênia, é um grande testemunho da agenda Aatmanirbhar Bharat do governo da Índia e de seu esforço sustentado para promover as exportações de plataformas de defesa avançadas desenvolvidas e fabricadas com design indígena (IDDM) da Índia”, afirmou a empresa.

No início de 2023, em mais um passo em direção à modernização da artilharia, além dos atuais sistemas de armas Dhanush e K-9 Vajra-T, o Ministério da Defesa da Índia concedeu a Aceitação de Necessidade (AoN) para aquisição de artilharia autopropulsada sobre rodas avançada calibre 155 mm/52. 

WhatsApp Image 2023 09 01 at 17.35.02 (11)Os sistemas de artilharia Dhanush e K-9 Vajra-T. Foto: @Prodef_blr



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto