A brasileira Mac Jee, empresa estratégica de defesa, acaba de assinar um contrato de R$ 330 milhões de reais (cerca de US$ 60 milhões) para o fornecimento de munições de alta tecnologia a uma das Forças Aéreas mais fortes do mundo (e que não teve a sua "bandeira" revelada por questões de confidencialidade contratual).
Esse novo contrato representa mais um passo importante na estratégia de expansão internacional da empresa e reforça seu papel como parceira confiável no fornecimento de soluções de defesa alinhadas às necessidades de Estados soberanos.
A empresa possui um portfólio de munições ar-solo que inclui a Bomba Anti-Bunker BLU-109, um artefato de 2.000 lb desenhada para eliminar alvos de concreto armado como hangares, centros de comando e controle e bunkers.
Essa arma é 100% fabricada no Brasil e compatível com os cabides de armamentos padrão da OTAN.
Outro sistema inteligente por conversão, o DAGGER, funciona como um kit de guiagem para bombas comuns de baixo arrasto que transforma essas armas em autênticas smart weapons de longo alcance.
A Mac Jee também produz uma linha completa de munições aéreas da série BGB (baseadas na consagrada família de bombas MK.81, MK.82, MK.83 e MK.84), e diferentes modelos de espoletas usadas para determinar qual o modo de explosão a ser utilizado por essas bombas de emprego geral.
A companhia brasileira ainda oferece no mercado o sistema ANSHAR, um drone kamikaze de alta performance e portabilidade que também pode ser empregado como um sistema de ataque aéreo com aplicação em missões ar-solo.