Os dois primeiros turboélices de treinamento avançado/ataque Embraer A-29N Super Tucano da Força Aérea Portuguesa decolaram da unidade de Gavião Peixoto com destino a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal no dia 25 de agosto.
Na OGMA, unidade Embraer em Portugal, esses aviões vão receber a integração dos equipamentos necessários para operarem de acordo com os requisitos operacionais da OTAN, como data link de comunicações e interface/barramento digital para emprego de armamento inteligente.
Essas primeiras aeronaves de treinamento avançado e ataque leve fazem parte de um contrato de 12 unidades encomendadas pela FAP para suprir a lacuna aberta com a desativação dos antigos Alpha Jet de dois lugares.
A chegada do modelo marca um reforço importante para a frota portuguesa, que passa a operar uma aeronave versátil e comprovada em combate, utilizada por diversas forças aéreas no mundo.
A FAP torna-se assim a segunda força aérea da OTAN a adotar o modelo, que também é utilizado pela USAF (Força Aérea dos Estados Unidos da América).