(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - A fim de contribuir para o sucesso da Operação Arco Verde (ações de combate ao desmatamento desencadeadas pelo Governo Federal no norte do Estado de Mato Grosso), a Força Aérea Brasileira empregou, desde o dia 21 de junho, na região de Sinop-MT, uma aeronave H-1H Iroquois pertencente ao 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (2º/10º Gav), sediado na Base Aérea de Campo Grande.
O helicóptero e sua tripulação estão auxiliando as ações de reconhecimento aéreo, logística e transporte de pessoal. Recentemente, durante uma das missões aéreas foi realizado um voo em conjunto entre a aeronave do 2º/10º GAv e um helicóptero HM-1 do 3º Batalhão de Aviação do Exército. A Operação Arco Verde terminou no dia 31 de julho de 2011.
Militares do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim/Mato Grosso do Sul, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 13º Pelotão de Polícia do Exército de Cuiabá/Mato Grosso, que participam da Operação Arco Verde, realizaram, no dia 19 de junho, tiro de instrução no estande localizado na cidade de Sinop/Mato Grosso.
Além de tiros de instrução com armas portáteis, eles fizeram a utilização de munições letais e não letais que podem ser empregadas durante a operação.
O 9º Batalhão de Suprimento, Batalhão Guia Lopes, realizou no mês de julho viagens para transportar diversos suprimentos, e assim, apoiar a Operação Arco Verde. Os comboios tiveram como destino várias localidades, algumas delas de difícil aceso, transportando itens como produtos alimentícios, fardamentos e equipamentos para os militares que participam das operações.
Dentre tais destinos, destacam-se as cidades de Coxim (Mato Grosso do Sul), Confresa, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Cuiabá (Mato Grosso) e Aragarças (Goiás), todos estados do centro oeste brasileiro e área sob responsabilidade do Comando Militar do Oeste (CMO).
Cabe destacar as grandes distâncias a superar para realizar o suprimento das tropas, como exemplo, de Campo Grande (MS) até Confresa (MT), são 1538 km por estradas que não estão nas melhores condições de manutenção.
Lea la noticia en español