USS América LHA-6 no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada >

USS América LHA-6 no Brasil

USS AMERICA   06   Marcos Junglas   1024
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – O navio anfíbio de assalto de última geração USS America (LHA-6), poucas semanas após sua visita a Cartagena, na Colômbia, está na cidade do Rio de Janeiro, uma das paradas da embarcação a caminho da costa oeste dos Estados Unidos da América (EUA).

Outras escalas durante este trânsito incluem o Chile e o Peru (costa do Pacífico). A visita do USS America busca reforçar a importância da cooperação militar na região através da promoção e fortalecimento das parcerias e operações integradas entre as Marinhas dos dois países. Esta cooperação se baseia em interesses comuns como segurança marítima e ajuda humanitária.

O V-22 Osprey

Uma das mais novas embarcações da Marinha dos EUA, o USS America tem 257 metros de comprimento, 57 metros de largura, e é capaz de receber e operar aeronaves avançadas como o caça F-35B JSF e a nova geração de aviões com rotores reclináveis MV-22 Osprey, que combina as vantagens de um helicóptero, permitindo decolagem e pouso na vertical e voo estacionário (com as características de um avião) como alta velocidade e autonomia de voo.

Alguns foram observados operando no aeroporto Santos Dumont nos últimos dois dias, e chamaram bastante atenção pela sua inédita configuração tiltrotor. O modelo é capaz de transportar tropas, equipamentos e material logístico do navio para terra, durante um assalto anfíbio, oferecendo uma velocidade muito maior que a dos helicópteros, porém mantendo a mesma versatilidade.

O navio

O LHA-6 é o quarto navio que leva o nome de USS America, sendo o primeiro de uma nova classe, apelidada de "Big Deck" e destinada a substituir os navios da classe Tarawa. Terminou de ser construído em julho, a um custo de US$ 2,5 bilhões, e leva uma tripulação de 2.400 homens entre oficiais, marinheiros e fuzileiros navais (1.400) e seus equipamentos de combate.

Essa viagem inaugural do USS America (chamada de ”America visita as Américas”) começou em Pascagoula (Mississippi, costa do Atlântico) e terminará em San Diego (Califórnia, costa do Pacífico), base do LHA-6 e local onde o navio deverá ser comissionado oficialmente, em outubro próximo. Na cidade do Rio de Janeiro, a tripulação realizou trabalhos comunitários envolvendo escolas carentes, e na arena militar, o navio participará, pelos próximos dias, de manobras militares conjuntas com a Marinha do Brasil.

Marinha do Brasil no USS America

No dia quatro de agosto, comitiva de autoridades da Marinha do Brasil, incluindo aí o comandante da Força de Superfície, contra-almirante José Renato de Oliveira, e o comandante do CIASC, contra-almirante (FN) Nélio de Almeida, foram recebidos a bordo, após voo de traslado realizado nos MV-22 Osprey, pelo futuro comandante do USS America, o capitão Robert A. Hall Jr, pelo futuro oficial executivo, capitão Michael Baze, e pelo contra-almirante Fernandez "Frank" L. Ponds, comandante do Grupo de Ataque Expedicionário "Três", embarcado a bordo do LHA-6 USS America.

Foto: Marcos Junglas



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto