Brasil abre as portas do seu novo pavilhão de artilharia antiaérea
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil abre as portas do seu novo pavilhão de artilharia antiaérea

KMW Gepard IA2 Foto MD Brasil 1
|

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, inaugurou em Santa Maria (RS), o novo pavilhão da artilharia antiaérea destinado a guarda e mantenimento dos VBC-AP AAAe KMW Guepard 1A2 adquiridos ano passado da Alemanha. Entre outras missões, os Gepard deverão participar de grandes eventos, entre eles as Olimpíadas Rio 2016, contribuindo para a segurança do espaço aéreo. Santa Maria, cidade do sul do Brasil, é a região onde funciona a integração da tríplice hélice entre Exército, universidades e indústria de defesa.

O ministro Wagner, durante a visita, assistiu a exposições de empresários do setor de defesa sediados na cidade gaúcha, dentre eles Christian Böges, da KMW do Brasil Sistemas de Defesa. A empresa alemã, segundo o executivo, almeja desenvolver sistemas de manutenção da atual frota de blindados Leopard 1A5 BR e simuladores de veículos militares, ambos com transferência de tecnologia, e trabalha pela criação de um novo carro de combate para o Exército Brasileiro, com desenvolvimento previsto para o período de 2018 a 2023 (os Leopard 1A5 BR deverão dar baixa a partir de 2025). A nova fábrica e centro de manutenção da KMW, que deverá ser inaugurada em breve na cidade, faz parte dessa estratégia.

Outro que se apresentou foi o microempresário Erlei Melgarejo da DEFII. A microempresa de tecnologia da informação fornece softwares para a Força Terrestre. O presidente da AEL Sistemas, Sérgio Horta, também mostrou tecnologias como ferramentas optrônicas do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), óculos de visão noturna e sistemas de armas para o blindado Guarani. Já os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentaram vários programas desenvolvidos para modernizar os equipamentos de simuladores do Exército.

Centro de treinamento

O ministro Wagner assistiu, ainda, a uma apresentação do coronel Giovany Carrião, comandante do Centro de Adestramento e Avaliação CAA-Sul. Carrião mostrou um projeto de construção de um novo centro de treinamento de combate sul juntando os três tipos de simulações: viva, virtual e construtiva. O objetivo é treinar tropas blindadas para os carros de combate. O custo do projeto é de R$ 500 milhões, sendo 30 milhões em 15 anos. Segundo o coronel, a demanda de formação de mão-de-obra para blindados é de 25 mil homens para serem treinados, além de fuzileiros navais e as agências de segurança pública. O ministro visitou também o Comando e Controle do Sistema de Tecnologia de Comunicações de Santa Maria, um dos mais modernos do Brasil, com equipamentos seguros de guerra eletrônica. Ao final do tour, Wagner viu uma demonstração dos alunos de robótica do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), que possui 800 alunos.

O ministro Jaques Wagner foi acompanhado pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas; pelo comandante Militar do Sul, general Antonio Hamilton Martins Mourão; pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; pelo comandante do Estado-Maior do Exército, general Sérgio Westphalen Etchegoyen; pelo chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa (MD), general Gerson Menandro.

Imagens: Roberto Caiafa/Defii/MD



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto