A Força Aérea brasileira é instruído no manipulação de bombas no P-3 'Orion'
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

A Força Aérea brasileira é instruído no manipulação de bombas no P-3 'Orion'

P3AM Caiafa 1
|

Tripulantes do Esquadrão Ourugan concluiram com sucesso na última sexta-feira (12/02) o curso de carregamento de armamentos convencionais da aeronave P-3AM Orion. Os militares da unidade aérea foram capacitados a realizar, com segurança, os procedimentos necessários para o carregamento e o descarregamento de mísseis, torpedos e bombas nas aeronaves.

Realizado na cidade de Oak Harbor (WA), extremo oeste dos Estados Unidos da América, divisa com o Canadá, o curso foi ministrado no Center for Naval Aviation Technical Training (CNATT) por militares norte-americanos. O currículo incluiu conhecimentos na área de publicações técnicas, programa de capacitação, configurações de carregamento e descarregamento de itens bélicos, e manuseio de armamentos como os torpedos aerolançáveis MK-46 e os mísseis antisuperfície AGM-84L Harpoon.

Ainda em 2016 deverá acontecer o primeiro lançamento de torpedo MK-46 pelo P-3AM, a fim de elevar a capacidade de neutralização de objetivos submarinos hostis e, consecutivamente, garantir a soberania nacional, por meio desse meio de dissuasão.

Todas as atividades do curso foram realizadas com aulas teóricas em laboratórios específicos para cada tipo de armamento, além de treinamento prático nas aeronaves P-3C da Naval Air Station (NAS) Whidbey Island.

O preparo visa permitir e potencializar as características de flexibilidade e versatilidade das aeronaves nas diferentes situações operacionais, em ações isoladas ou integradas a outras forças.

O emprego armado das aeronaves P-3AM do Esquadrão Orungan tem como missão manter o preparo técnico-profissional necessário para realizar ações antissubmarino, busca e salvamento, controle aéreo avançado, minagem aérea, patrulha marítima, reconhecimento aéreo e posto de comunicações no ar (PDTAr). A versão brasileira possui 18 pontos de armamento, sendo dez nas asas e oito no interior do bomb bay, até 10.712kg de bombas, torpedos, mísseis e minas podem ser carregados.

Em 2011, uma nova era operacional da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB) teve início com a chegada a Base Aérea de Salvador da primeira aeronave P-3AM, entregue ao 1º/7º GAV (Esquadrão Orungan), programa concluído em 2014.

Em 2015, pela primeira vez, foi realizado o lançamento de bombas a partir dos P-3AM. O Exercício Orunganitas II explorou os sensores e as capacidades de armamentos da aeronave.

Imagens: Roberto Caiafa e 1º/7º GAV



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto