Brasil cria um laboratório de investigação para as empresas aeroespaciais
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil cria um laboratório de investigação para as empresas aeroespaciais

Aerial View PTSJC
|

O Parque Tecnológico São José dos Campos e o Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) inauguraram na última quinta-feira (25) seu novo Centro de Desenvolvimento em Manufatura (CDM), fruto de uma parceria entre o parque tecnológico, o Cecompi, a Prefeitura de São José dos Campos, o Governo do Estado de São Paulo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

“Estão sendo investidos cerca de R$ 3,5 milhões para possibilitar a pesquisa e o desenvolvimento de novos processos e produtos por empresas de pequeno e médio porte que não dispõem de espaço ou tempo, mas querem investir em P&D”, afirmou Marcelo Sáfadi, diretor de planejamento do Paque Tecnológico e diretor executivo do Cecompi.

Com equipamentos de ponta, o CDM poderá prestar serviços como desenhos e desenvolvimento de produto CAD, programação para CNC/CAM, usinagem em CNC de peças de pequeno porte em três, quatro e cinco eixos, prototipagem rápida com impressoras 3D, scanner 3D para engenharia reversa, mesa de medição tridimensional e máquina de eletroerosão a fio, entre outros.

“Alguns destes equipamentos até já existem em laboratórios de universidades, por exemplo, mas o nosso diferencial é a acesso que as empresas terão para o uso de todo o CDM. Mesmo quem não está instalado hoje no Parque Tecnológico poderá utilizar”, explica Marcelo Nunes, coordenador do cluster TIC Vale, que administrará o CDM.

O presidente da Troya Indústria de Máquinas e Engenharia, Francilio Graciano, que é associado ao cluster aeroespacial do Cecompi e possui uma unidade de pesquisa instalada no parque tecnológico, deu um exemplo de como o CDM vai ajudar as empresas da região.

"Com o CDM pronto para uso, com equipamentos de ultima geração, ao invés de comprar uma máquina e ter que perder um tempo testando ou treinando funcionário, posso produzir peças no CDM ou desenvolver um novo produto, sem precisar parar minha produção e ainda sem ter que pagar pelo equipamento, só pela utilização, o que sai muito mais barato e mais ágil", explica o executivo.

Estrutura laboratorial

Com o novo centro, cresce a estrutura laboratorial que o parque tecnológico e o Cecompi oferecem às empresas, instituições de pesquisa e universidades. Além do novo laboratório estruturado para manufatura e prototipagem, os associados aos clusters e residentes no parque já contam com o Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos e o Laboratório de Estruturas Leves.

Ainda em 2016 outros dois laboratórios, em fase de projeto e construção, serão entregues (com especial aplicabilidade na área de Defesa); o de Compatibilidade Eletromagnética e o de Interferência Eletromagnética.

No Segmento Aeroespacial e de Defesa, o Parque Tecnológico São José dos Campos abriga empresas como a Atech, brasileira líder em sistemas complexos de missão crítica e provedora de soluções integradas em defesa, segurança, tráfego aéreo e aplicações civis, a Flight Technologies, focada no mercado aeronáutico, de defesa e segurança fornecendo soluções em aviônicos e sistemas de comando, controle e inteligência baseados em veículos aéreos não-tripulados (VANTs); a JTDH Engenharia, especializada em soluções integradas para a concepção, desenvolvimento, montagem e testes de sistemas e equipamentos espaciais (eletrônica embarcada) e projeto e fabricação de cablagem qualificada nas normas IPC (Association Connecting Electronics Industries); a Omnisys Engenharia/Thales Alenia Space projeta, desenvolve e fabrica equipamentos eletrônicos embarcados utilizados nos módulos de serviço e carga útil dos satélites do programa espacial brasileiro, contratada do INPE para o desenvolvimento, fabricação e testes de subsistemas dos satélites CBERS 3 e 4 e dos satélites do programa espacial da PMM (Plataforma Multimissão).



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto