Brasil lança missão humanitária no Líbano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil lança missão humanitária no Líbano

Ex-presidente Michel Temer em Beirute. Foto: Força Aérea Brasileira
|

Dois aviões da missão humanitária brasileira no Líbano, um KC-390 e um E-JET 190 (VC-2), ambos fabricados no Brasil pela Embraer, decolaram de Guarulhos (SP) rumo a Beirute no dia 12, onde chegaram em segurança na tarde seguinte.

O governo brasileiro enviou seis toneladas de materiais de saúde e alimentos ao Líbano, após a grande explosão que destruiu o Porto de Beirute.

A operação é coordenada pelos Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde, atendendo determinação da Presidência da República.

A comitiva de autoridades embarcada no VC-2 é chefiada pelo ex-presidente Michel Temer, filho de libaneses. Para essa viagem, Temer precisou obter uma autorização de viagem internacional com a justiça federal brasileira.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltou a importância da missão humanitária brasileira. “O que nós poderemos oferecer, vindo em grande parte da comunidade libanesa, é de coração. Esse evento marca ainda mais nossa aproximação com o Líbano. Os nossos países não abrem mão de democracia e de liberdade. Onde um ser humano precisar de ajuda, nós faremos o que for possível”, destacou.

O embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, enalteceu o gesto do governo brasileiro. “Gostaria de expressar os meus mais sinceros agradecimentos. Agradecemos o apoio e a ajuda. Somos países irmãos em lados opostos do mundo. Podem ter certeza que o Líbano nunca mais vai esquecer a generosidade desse grande país que abriga milhões de libaneses”, afirmou.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, e a comunidade libanesa doaram medicamentos e insumos básicos de saúde, como antibióticos, corticóides, analgésicos, ataduras, seringas e catéteres.

Cerca de 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares e alimentos também serão enviados para aquele país.

'Mostrar a Bandeira' versão KC-390

Para a Embraer, fabricante das aeronaves empregadas na missão humanitária, o retorno institucional da missão é importantíssimo, e isso explica por que a dupla de aeronaves realizou três escalas antes de chegar a Beirute, passando inclusive pela Espanha.

Cada pouso e decolagem é registrado e noticiado pela imprensa, e enquanto os aviões permanecem em solo, é mais uma oportunidade para a empresa brasileira promover seus produtos e capacidades.

O VC-2 já possui experiência recente de voo humanitário, tendo sido empregado na missão que repatriou com sucesso brasileiros que estavam em Wuhan, China, no início da Pandemia do COVID-19.

Quanto ao KC-390, o Millennium, realizou seu debut em uma missão real de transporte internacional apresentando desempenho e disponibilidade que confirmam a excelência do projeto e o acerto da Embraer na escolha das capacidades que o avião entrega.

Imágenes: Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto