menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Transação avaliada em 46 milhões de dólares

Filipinas formaliza contrato com a Elbit Systems para compra de 28 veículos blindados Iveco Guarani

Guarani 6x6. Imagens: Roberto Caiafa/CNH Industrial

Guarani 6x6. Imagens: Roberto Caiafa/CNH Industrial

08/02/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A Elbit Systems foi anunciada oficialmente como a vencedora de um contrato no valor aproximado de 46 milhões dedólares para o fornecimento de 28 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal VBTP 6X6 ao exército de um país da Ásia-Pacífico, no caso, o Exército das Filipinas.

O contrato será executado durante um período de três anos. Como contratante principal, a Elbit Systems fornecerá os 28 APCs sobre rodas VBTP-MSR 6X6 Guarani desenvolvidos no Brasil pela Iveco Veículos de Defesa em cooperação com o Exército Brasileiro.

Os 28 VBTP-MSR 6X6 Guarani serão equipados com torres/ estações remotas Elbit Systems e uma gama de subsistemas, incluindo sistemas de acionamento elétrico e estabilização das torres, sistemas de controle de tiro, sistemas de gerenciamento de batalha TORCH-XTM, sistemas de rádio definidos por software E-LynXTM, mira integrada para artilheiro e comandante, bem como sistemas de suporte à vida.

O contrato da Elbit Systems com as Forças Armadas das Filipinas despertou um grande interesse dentro do Exército Brasileiro, já que, além da exportação dos Guarani para o País asiático, outros veículos encomendados pelos filipinos dentro desse contrato possuem características similares aquelas presentes nos estudos do Grupo Tarefa Forças Blindadas visando a substituição em definitivo dos vetustos Leopard 1A 5 BR por um novo carro de combate sobre esteiras.

De acordo com o que foi divulgado em outubro de 2020, a Elbit Systems vai fornecer aos filipinos 18 carros de combate médio (MMBT) Sabrah Ascod 2 e 10 blindados sobre rodas Sabrah Pandur II 8×8, ambos equipados com a torre Sabrah (também conhecida como Mini-Merkava), armada com um canhão de 105 mm.

A instalação do sistema de gerenciamento de campo de batalha Elbit Torch-X, o sistema de comando e controle Combat NG e os rádios definidos por software E-LynX em todos os veículos contratados (Sabrah ASCOD 2, Sabrah Pandur II e Guarani) vai permitir uma conectividade sem precedentes para as forças blindadas flipinas. 

Yehuda (Udi) Vered, gerente geral da Elbit Systems Land comentou: "A cooperação entre a Elbit e a Iveco está contribuindo para os esforços de exportação da indústria de defesa brasileira e acreditamos que nosso portfólio de subsistemas nos posiciona vantajosamente para liderar programas de aquisição de veículos blindados, especialmente à medida que as missões se tornam mais diversificadas e cada vez mais interligadas".

Iveco em Sete Lagoas

 

A Iveco está presente na América do Sul com fábricas próprias em Córdoba, na Argentina, e em Sete Lagoas (MG). A marca da CNH Industrial inaugurou a sua fábrica no Brasil em 1997, onde emprega mais de 1.700 funcionários.

A unidade de Sete Lagoas é um complexo industrial onde são desenvolvidos, produzidos e testados veículos de defesa.

A estrutura da marca no Brasil conta também com o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), o primeiro fora da Europa e dotado com uma moderna pista de testes, de 3.800 metros de extensão.

A área é fundamental para desenvolver e criar veículos atendendo necessidades e diferencias de cada mercado onde a montadora atua.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje