menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Veículos para o mercado militar e civil

Tatra investe 20 milhões de dólares para iniciar a produção de caminhões no Brasil

202362080 878399362753360 1899962984047984141 n (1)

23/06/2021 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O mercado brasileiro de caminhões conheceu na última sexta-feira, 18 de junho, os primeiros modelos off-road 6x6, equipados com motorização Euro 5 e Euro 6, que serão produzidos pela TatraBras a partir de setembro no estado do Paraná.

Importados da Europa, as duas primeiras unidades apresentadas devem rodar o Brasil para demonstração ao mercado.

A Tatra Trucks da República Tcheca está investindo cerca de R$ 102,7 milhões (20,7 dólares) na planta da primeira fábrica do grupo fora da Europa, em Ponta Grossa, PR, às margens da BR-376, no Distrito Industrial da cidade dos Campos Gerais. A previsão é de que a unidade gere cerca de 300 empregos diretos até 2026.

Inicialmente a linha de montagem em solo brasileiro estava prevista para começar operar no começo de 2021, entretanto os impactos causados pela pandemia de Covid-19 adiaram os planos.

Agora, a produção está prevista para começar no último trimestre em regime CKD, modalidade na qual todos os componentes serão importados e apenas a montagem será feita no Paraná.

Mas segundo a TatraBras, o investimento no país também contemplará todas as etapas de fabricação, a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras.

A projeção inicial é de que 100 caminhões sejam produzidos no primeiro ano de operações no estado do Paraná.

Entretanto, a fábrica contará com capacidade de produção anual entre 800 e 1.000 veículos.

Além dos modelos 6x6, a TatraBras também prevê a montagem de caminhões 8X8, todos voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, além do atendimento às áreas militares (defesa).

O evento contou com a presença do Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, do vice-governador, Darci Piana, da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e do presidente da empresa, Rui Lemes.

Imagens: TatraBras

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje