Embraer e IAI apresentam o P600 AEW
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Embraer e IAI apresentam o P600 AEW

Snapshot 1
|

A Embraer Defesa e Segurança e sua subsidiária Atech (plataforma Arkhe), em parceria com a IAI-ELTA, divisão de radares e sensores da Israel Aerospace Industries, apresenta ao mercado de aeronaves AEW&C o compacto e sofisticado Praetor P600 AEW (Airborne Early Warning), baseado na avançada plataforma super midsize do jato executivo Embraer Praetor 600.

O acordo de cooperação estratégica entre as empresas para o desenvolvimento do projeto foi firmado em 18 de junho de 2019 durante o Paris Air Show daquele ano.

A Embraer Defesa e Segurança fornece a plataforma aérea, suporte terrestre, sistemas de comunicação e integração de aeronaves, enquanto a ELTA fornece o radar AEW, SIGINT (Inteligência de Sinais) e outros sistemas eletrônicos e integração de sistemas.

O P600 AEW foi concebido para fornecer uma Imagem Situacional Aérea estendida, monitorando a atividade aérea em áreas fora da cobertura do radar terrestre, realizando missões como Defesa Aérea, Alerta Antecipado, Comando e Controle, Eficiência da Frota de Caça (treinamentos BVR, por exemplo), Defesa Territorial e Vigilância Marítima.

Segundo as empresas envolvidas no projeto, o P600 AEW pode ser configurado com toda a gama de sensores AEW & C e sistemas de controle: Radar Digital AESA AEW, IFF civil e militar, ESM / ELINT com capacidade de receptor de alerta de radar, comando e controle, conjunto de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links de satélite, e um robusto pacote de autoproteção (SPS).

Caracteristicas

O Embraer Praetor 600 é reconhecido no mercado de jatos executivos como o de melhor desempenho em sua categoria, oferecendo alcance intercontinental com excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade, confiabilidade e baixo custo de ciclo de vida.

Integrando a tecnologia de radar ELTA, o P600 AEW oferece recursos disponíveis até agora apenas em plataformas muito maiores.

Seu pequeno tamanho relativo, baixo custo operacional, boa autonomia e a habilidade de permanecer on-station orbitando por muitas horas aliada as capacidades de sensores, radares e sistemas de comunicações e troca de dados sofisticados tornam este avião muito indicado para Forças Armadas e Forças de Segurança que necessitam sobremaneira dessas tecnologias mas não possuem orçamento para suportar sistemas maiores e mais caros.

O P600 AEW atende ao mercado crescente de recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções econômicas, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna.

A Família Arkhe, a alma do P600 AEW

A Atech conta com cerca de 20 anos de experiência e desenvolvimento de soluções em Defesa e Segurança Pública e integrou todos os produtos e serviços em uma só base – a Família Arkhe, para reforçar o quanto estão interligados e podem ser aplicados nas mais diversas situações, de acordo com as necessidades do cliente.

A Família Arkhe é composta por soluções de planejamento, vigilância e monitoramento, que oferecem uma completa visão de cenário operacional para a tomada de decisões em uma missão atuando como um sofisticado sistema C3I Center (Command, Control, Communication and Intelligence), sendo capaz de realizar, por exemplo, o monitoramento das fronteiras aéreas e terrestres de um País cliente do sistema. Além do centro C3I principal, considerado o “coração” do atual Programa de Defesa, a solução pode acrescentar, se o cliente assim desejar, centros fixos e móveis em pontos estratégicos do território, todos com foco na Vigilância Aérea e Terrestre.

A Família Arkhe tem como foco cinco eixos principais, o Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); o Arkhe Mission & Combat (sistemas embarcados); o Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); o Arkhe Cyber (segurança cibernética); e o Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).

A solução Atech a bordo do P600 AEW tem como base a plataforma de produtos de Defesa e Segurança da Família Arkhe, utilizando o Arkhe Mission & Combat Arkhe Integrated Surveillance. Essa ferramenta pode receber apoio de outros módulos do sistema disponibilizados em rede como o Arkhe Integrated Surveillance, concebido para realizar o monitoramento, planejamento e controle de operações militares, além da manutenção de uma rede de transmissão de dados estratégicos; o Arkhe Intelligence, usado modularmente para o processamento de informações nos centros de controle e, desta forma, colaborando ativamente nas análises e tomadas de decisão; e o Arkhe Academy, um Programa de Treinamento e Simulação que cria um centro de formação para operadores e instrutores capaz de desenvolver e aplicar as doutrinas de operação no próprio C3I.

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a empresa apresenta expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, atuando no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística.

A empresa brasileira é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento do espaço aéreo brasileiro.

Pela sua atuação, a companhia foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Suíte de Sensores Integrados

O P600 AEW recebe a integração de sofisticados sensores e tecnologias israelenses da IAI e IAI-ELTA, dentre eles um sofisticado equipamento Electronic Support Measures (ESM), ou medidas eletrônicas de apoio, atuando em conjunto com a tecnologia Missile Approach Warning System (MAWS) ou sistema de alerta para aproximação de míssil (com apoio de lançadores de flares, chaffs e decoys).

Antenas desse equipamento defensivo cobrem os 360° da aeronave com instalações no nariz, cauda e fuselagem dianteira/traseira.

No ventre, o P600 AEW apresenta uma antena do tipo Line of Sight Data Link (LOS DL), capaz de emitir e receber sinais para estações em terra, inclusive no modo SATCOM full duplex de banda Ku "On the Move", trabalhando em conjunto com a grande antena SATCOM instalada no dorso do avião.

Esse arranjo possibilita aos sensores de bordo transmitirem em tempo real dados obtidos para estações de C4ISR em terra, com criptografia avançada, conectando o avião a rede de Defesa do operador, e também receber atualizações e dados de terra, tanto por link direto como satelital.

Também no ventre do P600 AEW está a antena do CMDS (Configuration Management Data System), sistema automatizado de gerenciamento de dados que aumenta enormemente a consciência situacional e a capacidade de análise dos dados em tempo real, diminuindo a carga de trabalho dos operadores de consoles do sistema a bordo e maximizando o acesso por parte de estações na superfície conectadas ao sistema.

O P600 AEW está equipado com um radar de longo alcance ELM-2096 banda S contido em um pod instalado sobre a aeronave fornecendo uma cobertura de 240 °, 120 ° em cada lado, a antena AESA varrendo ± 60 ° de cada lado.

Isso significa que dependendo da missão, o P600 AEW voará em um padrão ideal para lidar com a cobertura necessária apresentando uma probabilidade de descoberta ultra-alta e uma taxa de alarmes falsos ultra baixa.

A função Identificação amigo-ou-inimigo (IFF), bem como medidas de suporte eletrônico também fazem parte do pacote integrado ao P600 AEW.

Radar ELM-2096

O layout interno será composto por três estações de trabalho operacionais, um conjunto de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links de satélite, e um conjunto robusto de autoproteção.

Os links diretos LOS-DL e SATCOM têm rendimento suficiente para retransmitir todos os dados para o solo, o P600 AEW também sendo capaz de comandar e controlar.

Com a tendência de redução dos custos operacionais, a hora de voo do Praetor será definitivamente mais barata que as atuais soluções AEW, também graças às suas dimensões reduzidas, o que acrescenta competitividade ao P600 AEW.

O compacto radar IAI ELTA ELM-2096 de 4ª geração Digital Active Electronically Scanned Array (AESA) com recursos IFF integrados faz extenso uso de miniaturização dos componentes da antena, permitindo reduzir as dimensões das plataformas AEW.

A nova tecnologia permite fabricar antenas compactas com apenas 16 ou 32 módulos de radar, alcançando assim uma redução significativa nas dimensões e peso, especialmente.

O ELM-2096 usa módulos de transmissão e recepção de semicondutores de nitreto de gálio e pode fornecer um módulo de 240°, sem perda de potência nas bordas, o que permite seu pleno emprego na vigilância aérea e marítima.

Isso também permite reduzir o custo do radar e a escolha de uma plataforma menor, o que levou à escolha do Praetor 600.

Com uma envergadura de 21,5 metros, este jato executivo de oito passageiros pode voar a até 45.000 pés transportando mais de 1.800 kg de carga útil, com um alcance de mais de 7.400 km.

Ele é movido por dois motores Honeywell HTF750 com 7.528 lb de empuxo, o que permite atingir uma velocidade máxima de Mach 0,83, uma questão importante quando a aeronave AEW deve chegar à área operacional no menor tempo possível.

A performance dos motores permite ao P600 AEW atingir 40.000 pés, altitude operacional usual, em menos de meia hora.

Imagens: Embraer-Atech/IAI-ELTA



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto