O Treinador Brasileiro T-Xc da Novaer realiza primeiro voo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O Treinador Brasileiro T-Xc da Novaer realiza primeiro voo

140808 avion brasil tx c novaer 1046x682
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – A Novaer, empresa brasileira sediada em São José dos Campos, voou seu avião projetado para ser fabricado em duas versões (T-Xc e U-Xc), seguindo a diretriz de desenvolvimento de tecnologias de uso dual (militar e civil). O modelo T-Xc (Novaer N-210) realizou com sucesso seu primeiro voo, com duração de 20 minutos, em 22 de agosto, na cidade de São José dos Campos (SP). Um segundo voo de 50 minutos no dia seguinte abriu os ensaios com as primeiras provas de manobras. Outras se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará baseado em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA). O projeto já recebeu cerca de R$ 10 milhões de subvenção da Finep visando a prontificação do protótipo atualmente em testes.

A NOVAER pretende oferecer o produto ao mercado de Defesa nacional e para exportação na versão treinador militar primário-básico (capacidade acrobática), com dois lugares lado a lado, para o treinamento primário de pilotos militares (cadetes) da Força Aérea Brasileira (FAB), substituindo os longevos e antiquados Neiva T-25, e ao mercado civil, com uma versão de transporte/instrução para escolas de aviação e aeroclubes, chamada de U-Xc.

O T-XcU-Xc apresenta fuselagem construída em fibras de carbono, mais leve e resistente que o alumínio aeronáutico (imune à corrosão). O conceito foi idealizado pelo mesmo projetista do EMB-312 Tucano da Embraer (Joseph Kovács). Desenvolvido para servir de avião de treinamento avançado da FAB, o T-27 se tornou um grande sucesso de vendas e completou 30 anos de serviço na FAB recentemente.

3ª Mostra BID Brasil

Na abertura da mostra em Brasília, na última terça-feira, Infodefensa registrou a visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, ao estande da Novaer. Na ocasião, os executivos da empresa responsáveis pelo programa atualizaram a comitiva do ministério da Defesa sobre os recentes sucessos do programa. Enquanto a aeronave da Novaer já é uma realidade, com forte apelo de exportação no mercado latino americano e industrialização sendo preparada (linha de montagem no estado de Santa Catarina), o proposto avião de treinamento básico dos países da União das Nações Sulamericanas (Unasul), o Unasul I é uma maquete em escala 1:1 apresentada recentemente nas instalações da Fábrica Argentina de AvionesBrigadier San Martín” (FAdeA), não devendo voar antes do final de 2016. Além das inegáveis qualidades tecnológicas da aeronave brasileira, a Novaer sai na frente ao colocar no ar seu protótipo dentro do prazo e orçamento previsto.

Fotos: Novaer e Roberto Caiafa / Infodefensa.com



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto