Brasil adquire 50 mísseis RBS70 MK2 da SAAB por 2,95 milhões de dólares
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil adquire 50 mísseis RBS70 MK2 da SAAB por 2,95 milhões de dólares

Rbs7001
O RBS 70 foi encomendado originalmente para proteger o espaço aéreo sobre os estádios que receberam partidas da Copa FIFA 2014 (Imagem: SAAB)
|

Exército Brasileiro, através da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), tornou públicoa compra de mais um lote de mísseis terra-ar (antiaéreos) do tipo RBS-70 MK2 fabricados pela sueca Saab.

Pelo contrato PC-1016/2021, serão entregues 50 mísseis RBS-70 MK2, cada um avaliado em US$ USD 59.000,00. A nova encomenda está avaliada em US$ USD 2,950 milhões.

Especialmente eficazes na defesa antiaérea de “baixa altitude”, esses mísseis podem ser lançados com total segurança de áreas urbanas sem colocar em risco a população que está sendo defendida por ele.

Rbs7002O míssil RBS70 montado no seu lançador/unidade de guiamento. Imagem: Roberto Caiafa

A nova encomenda de RBS-70 MK2 confirma o sucesso desse sistema no Exército Brasileiro, que o emprega nos Grupos de Artilharia Antiaérea desde 2014.

Operados por um sistema de guiamento por feixes de laser, esses artefatos são resistentes a contramedidas anti-míssil do inimigo e podem ser destruídos remotamente em caso de ser necessário abortar um disparo já em voo.

Sistema RBS-70

O RBS-70 é um sistema de defesa antiaérea de curta distância, com capacidade de interceptação entre cinco a sete quilômetros de distância e “cobertura de altitude” de até 4.000 metros.

Coube à CEBW a contratação, efetivada no dia sete de outubro passado, com prazo de entrega até 30 de setembro de 2024.

Esses armamentos integram a diretriz que criou o Sistema de Armas de Seção de Míssil Telecomandado que, por sua vez, integra o Projeto Estratégico do Exército – Defesa Antiaérea.

A diretriz do Estado-Maior do Exército, através da Portaria Nº 21-EME, de 6 de fevereiro de 2014, tratou de “regular as medidas necessárias à aquisição e implantação do Sistema de Armas de Seção de Míssil Baixa Altura Telecomandado (Sist A Seç Msl Bx Altu Tcmdo)”.

O RBS 70 em suas diferentes versões chegou ao Brasil em operação “complementar” à aquisição do concorrente russo MANPADS IGLA-S 9M342.

A arma é fabricada pelo KBM Scientific Production Concem, integrante da JSC High Precision Systems Scientific Production Association.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto