Brasil lança consulta pública para aquisição de obuseiros sobre rodas de 155 mm
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >
Artilharia

Brasil lança consulta pública para aquisição de obuseiros sobre rodas de 155 mm

Tem como objetivo viabilizar legalmente a aquisição por licitação internacional de 36 Obuseiros Autopropulsados de 155 mm sobre rodas
Vbcop155mmsr e
Pjt VBCOAP 155mm SR
|

Pouco mais de um ano após anunciar a Diretriz de Iniciação do Projeto Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm sobre rodas (Pjt VBCOAP 155mm SR), em julho de 2021, o Comando Logístico do Exército Brasileiro deu mais um importante passo nesse programa ao anunciar publicamente o  lançamento do RFI/RFQ no último dia 15 de agosto.


Esse documento e seus dois anexos tem como objetivo viabilizar legalmente a aquisição por licitação internacional de 36 Obuseiros Autopropulsados de 155 mm sobre rodas.

Projeto VBCOAP155mmSR

Essa quantidade seria suficiente para reequipar três grupos das Artilharias Divisionárias (AD) ou das Brigadas Mecanizadas atualmente sendo reequipadas pelo Programa Estratégico do Exército Guarani, permitindo destruir alvos a distâncias de até 40 (quarenta) quilômetros (km) com emprego de munições convencionais e/ou inteligentes com a opção de alcance extendido.

Como parte do PEE Guarani, essa iniciativa também conta com o apoio do Subprograma Estratégico Sistema de Artilharia de Campanha (SPrg EE SAC) do Programa Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP).

Consulta Pública

A consulta pública ou “request for quote” está marcada para acontecer entre os dias 17 de agosto e 10 de novembro, com o objetivo de consultar o mercado nacional e internacional acerca da capacidade de fornecimento de sistemas de armas para o projeto viatura blindada de combate obuseiro autopropulsado 155 mm sobre rodas (VBCOAP 155mm SR).

A consulta 01/2022 tem como objetivo aperfeiçoar e esclarecer as descrições contidas nos requisitos operacionais (EB20-RO-04.021) e técnicos, logísticos e industriais (EB20-RTLI-04.010), aprovados em abril deste ano, e realizar uma completa pesquisa de preços.

Chequia compra a Nexter 52 sistemas de artillería de 155mm Caesar 8x8

Caesar. Imagem:  Nexter.

Esse processo deverá gerar ao final dois contratos, um versando sobre a compra de dois exemplares destinados a testes e avaliações, e o segundo definindo a compra de outras 34 unidades em uma janela de entregas que pode alcançar oito anos.

Entre os requisitos a serem observados nessa compra está a exigência da produção de sua munição de 155mm no Brasil, com ToT para munições inteligentes guiadas e sistemas relacionados, algo considerado essencial, assim como a integração no Brasil da arma com a plataforma sobre rodas, do tipo caminhão militar 6×6 ou 8×8, até um limite máximo de 21 toneladas o conjunto completo (ou seja, teoricamente transportável por Hércules C-130 ou KC-390 Millennium).

Os contratos também deverão contemplar as ações necessárias para viabilizar a formação de pessoal operador e de manutenção, adequação/construção de infra-estrutura para esse tipo de material inédito no Exército, estudo e criação de doutrina, visando o emprego desses obuseiros sobre rodas de 155 mm por pelo menos 25 anos.

Nos últimos 10 anos, diversos fabricantes, cientes do desejo brasileiro por esse sistema, ofertaram seus produtos para atender ao Exército Brasileiro, e três deles destacaram-se, o francês Caesar, da KNDS, apresentado no Brasil em parceria com a Avibras Aeroespacial e Defesa, o israelense Atmos da Elbit Systems, apresentado ao EB em parceria com a ARES Aeroespacial e Defesa, e o britânico/sueco Archer, da BAE Systems.

Elbit Systems ATMOS 6x6 MAN Foto Elbit

Atmos. Imagem: Elbit.




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto