Novos Black Hawk na Aviação do Exército Brasileiro devem substituir antigos helicópteros HM-2 e HM-3
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Novos Black Hawk na Aviação do Exército Brasileiro devem substituir antigos helicópteros HM-2 e HM-3

BH caiafa
O Black Hawk é o preferido do EB para operar na Amazônia. Foto: Roberto Caiafa
|

Novos helicópteros para o Exército Brasileiro, do tipo Black Hawk,  já foi pauta de vários artigos publicados por Infodefensa nos últimos oito anos. 

Em 2015, aventava-se a possíbilidade da criação de um "centro de manutenção de helicópteros" e posteriormente uma linha de montagem no interior do Estado de São Paulo, o que não aconteceu.

No fim de 2019, era criado pelo Alto Comando da Força Terrestre um Grupo de Estudos que deveria sondar o mercado visando adquirir novos helicópteros Black Hawk, tanto para substituir os antigos exemplares operados pelo 4º BAVEx desde 1999 em Manaus (AM) quanto para expandir a frota com uma nova capacidade, operarem armados com mísseis ar-solo.

33782818440 626e5c322e oUm dos quatro HM-2 Black Hawk originais, usados na MOMEP a partir de 1995 e integrados ao 4º BAVEx em 1999. Foto: Roberto Caiafa

Em julho de 2021, o tema voltou a ser notícia com a decisão pela reorganização da frota da aviação do Exército, mantendo em Manaus os Black Hawk e Pantera e transferindo para Campo Grande (MS) e Taubaté (SP) os Cougars MK.8 (Airbus Helicopters ) criando na Aviação do Exército a chancela "helicóptero amazônico" para o Black Hawk baseado em Manaus.

Em outubro de 2021, Infodefensa noticiava que o então comandante da Aviação do Exército, general-de-brigada Ricardo José Nigri, faria uma viagem para Abu Dabhi onde conheceria instalações dos Emirados Àrabes Unidos destinadas a fabricar sob licença a versão Armed Black Hawk do helicóptero, então um desejo antigo da Aviação do Exército

Essa viagem foi cancelada a dias de realizar-se, e o assunto "Black Hawks para o EB" saiu dos highlights temporariamente.

Com a mudança de governo em 2023, o novo comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva deu seguidas declarações públicas onde reforçou que "novos helicópteros para a Amazônia seriam uma prioridade", chegando a colocar essa aquisição na frente de outros Programas Estratégicos do Exército.

40174329382 077b12896c cHangar do 4º BAVEx em Manaus (AM). Foto: Roberto Caiafa

Durante o mês de agosto corrente, o Alto Comando do Exército, de posse das informações reunidas pelo Grupo de Estudos criado em 2019, e dentro de um contexto prioritário, teria se decidido pela aquisição de 12 a 16 exemplares novos, de fábrica, do helicóptero Black Hawk na versão Sikorsky UH-60M Black Hawk (ou S-70i), relativamente mais modernos que 16 desses helicópteros operados pela Força Aérea Brasileira em dois Esquadrões destinados a missões do tipo SAR/C-SAR/Transporte/Utilitário/Operações Especiais.

Essas máquinas, adquiridas via FMS (Foreign Military Sales), teriam a capacidade de receber a integração e disparar mísseis ar-solo guiados anti-carro (ATGM), foguetes guiados e outros armamentos inteligentes, mantendo sua habilidade operacional de manobra, transporte e apoio logístico pelo ar, configurando assim uma aeronave de asas rotativas multimissão ideal para o ambiente amazônico e do centro-oeste fronteiriço.

41748217482 81e2c49fd5 kHM-3 Cougar MK.8 durante missão C-SAR com Forças Especiais resgatando pilotos abatidos atrás das linhas inimigas. Foto: Roberto Caiafa

Essa compra vai substituir os quatro aparelhos HM-2 Black Hawk mais antigos do 4º BAVEx, e os oito aparelhos HM-3 Cougar MK.8 divididos entre Taubaté, no 2º BAVEx, e Campo Grande, no 3º BAVEx.

Não haverá, pelo menos nessa momento, um aumento da frota, mas uma recomposição gradual enquanto as antigas aeronaves forem sendo desativadas a partir de 2024. 

Os Black Hawk novos, segundo o planejamento do Alto Comando do Exército, chegariam a partir do 2º semestre de 2025, a razão de dois por ano durante cinco anos, com quatro aparelhos finais entregues no último ano, 2029. 

40207135301 3db520bd52 bOs Black Hawk do 4º BAVEx já estão próximos de completar 30 anos de serviços. Foto: Roberto Caiafa

Dessa forma, será possível manter os níveis de disponibilidade atuais enquanto aeronaves desativadas cedem peças e componentes para aparelhos HM-2 e HM-3 mantidos em serviço.

Para sagrar-se escolhido, o Sikorsky UH-60M Black Hawk (ou S-70i) superou nas avaliações do Exército Brasileiro os modelos AW139M e AW149, da Leonardo, e o norte-americano Bell UH-1Y Venon

Os quatro Black Hawk atuais do 4º BAVEx vão completar 30 anos de serviço em 2025, e os Cougar MK.8 já estão completando 22 anos de serviço. 

São os únicos modelos da atual frota da Aviação do Exército que não foram modernizados, e o grau de obsolescência dessas máquinas geram diversas dificuldades logísticas devido a aviônica analógica e motores de geração anterior, aumentando os custos de manutenção e hora de voo.

41073105634 ed1a8aafba kA obsoleta aviônica analógica de um HM-3 Cougar MK.8 - Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto