Durante o Dubai AIr Show 2023, realizado na 2ª semana de novembro, a Embraer Defesa e Segurança capitalizou o sucesso recente do C-390 Millennium no mercado europeu (NATO) com uma série de reuniões de alto nível para potenciais clientes do avião na região.
No estande da empresa e no display estático, o C-390 Millennium foi o grande destaque como a melhor aeronave de transporte militar na categoria até 26 toneladas disponível no mercado e pronta para ação.
O KC-390 Millennium no Dubai AirShow 2023. Firma: Embraer
Arábia Saudita e Emirados Àrabes Unidos
Existe uma expectativa de venda do avião para a Arábia Saudita e também para os Emirados Árabes Unidos.
A Embraer Defesa e Segurança e a BAE Systems inclusive estão atuando em uma parceria conjunta para ajudar a comercializar o C-390 Millennium para a Arábia Saudita.
Para os esforços de venda da Embraer nos Emirados Árabes Unidos, ocorreram dois grandes momento do C-390 na feira, o primeiro, a visita de Sua Alteza Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai; Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Chief Executive da Emirates; e Sua Alteza Sheikh Mansour bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Presidente do Conselho de Segurança de Fronteiras e Portos de Dubai; para uma visita no Millennium.
O segundo momento, a vista do Major General Staff Pilot Ibrahim Al Alawi, Comandante da Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos e o Major General Staff pilot Rashed Mohammed Al Shamsi, Vice-Comandante da Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados Árabes Unidos.
Ou seja, quem compra (e paga a conta) e quem vai voar (e operar) o avião.
A Realeza dos Emirados e o Comandante da Força Aérea visitam o KC-390 Millennium. Firma: Embraer
Coréia do Sul
Segundo declarações de João Bosco Costa Jr, presidente da Embraer Defesa e Segurança, o resultado da licitação para a compra da nova aeronave de transporte militar conhecida como Programa Light Transport Aircraft-II (LTA-II) da Força Aérea da República da Coreia, deverá ser divulgado na primeira semana de dezembro. “O mais importante negócio em desenvolvimento e mais próximo de ser divulgado é o da Coreia do Sul”, afirmou durante o Dubai Air Show 2023.
O bimotor de transporte militar C-390 está disputando o contrato LTA-II competindo contra o Lockheed Martin C-130J.
Em 2022, a Embraer anunciou parcerias com diversas empresas sul-coreanas para apoiar uma futura frota de C-390 no país, incluindo as sul-coreanas ASTG, EMK e Kencoa Aerospace.
O sofisticado painel de instrumentos digitalizado da versão standard do KC-390. Firma: Embraer
Índia
A Embraer pretende atender a Índia na sua busca por uma Aeronave de Transporte Médio (MTA) com o seu jato C-390 Millennium.
Em agosto último, o governo indiano divulgou um pedido de informações solicitando ao mercado os custos e demais ações para comprar entre 40 e 80 aviões de transporte militar com capacidade de carga útil na faixa de 18 a 30 toneladas.
O C-390 pode transportar de 23 a 26 toneladas, dependendo da configuração.
Um componente externo que pode ajudar a impulsionar a venda do Millennium a Índia é a busca do Brasil por um sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, dentro de um programa estratégico do Exército que anunciou no último dia dia 16 de novembro a emissão de um Request for Quote ao mercado internacional, com validade até o dia 29 de dezembro de 2023.
O KC-390 Millennium no Dubai AirShow 2023. Firma: Embraer
Após a recente visita do comandante do EB a Índia, onde o militar assistiu a demonstrações de tiro real de diversos armamentos, a proposta indiana para atender esse requerimento brasileiro é o sistema missilístico AKASH NG, nova versão do sistema de defesa antiaérea solo-ar desenhado para enfrentar alvos manobráveis com capacidade de engajamento múltiplo para defesa de pontos capitais.
Nos bastidores, e dentro dos preceitos Make in India, analistas consideram viável um arranjo onde o Brasil se comprometeria em adquirir o sistema antiaéreo indiano para o seu Exército, com transferência tecnológica, enquanto a Aviação Militar de Transporte Indiana selecionaria o C-390 Millennium com forte adição de conteúdo aeroespacial indiano, coordenado através do Defense Research & Development Organisation ou DRDO, para um total estimado de até 80 aeronaves finalizadas em território indiano.
Suécia
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, e Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab, durante o Dubai Air Show, mantiveram encontros de alto nível com autoridades suecas para construir uma futura aquisição do jato de transporte KC-390 Millennium pela Flygvapnet (Força Aérea Sueca).
Em abril último, durante a LAAD 2023, ambas as empresas anunciaram uma colaboração para posicionar o C-390 Millennium como a melhor solução para renovar a frota de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca, bem como para desenvolver outras oportunidades de negócios conjuntas na América Latina.
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, e Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab, durante o Dubai Air Show. Firma: Embraer