O Chefe do Estado Maior do Exército Brasileiro anunciou através da PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.590 o novo Plano de Acolhimento da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8x8 (VBC Cav-MSR 8x8),que passa a vigorar com a seguinte redação para efetivar a distribuição de 96 exemplares do Centauro II pelo País:
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva, baseada em Boa Vista, Roraima (fronteira com a Venezuela) será a prioridade de entrega 1, com 12 exemplares.
A seguir, a 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, baseada em Campinas, São Paulo, será a prioridade 2, com 12 unidades.
A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, baseada em Cascavel, no Paraná, será a terceira prioridade, com mais 12 veículos.
A seguir, quatro Brigadas de Cavalaria Mecanizada do Exército, a 1ª, 2ª, 3ª vão receber e distribuir cada uma 12 veículos, enquanto a 4ª Brigada vai receber e distribuir 24 veículos.
Serão equipados com 12 unidades do Centauro 2 o 2ª Regimento de Cavalaria Mecanizado (1ª Bda Cav Mec), o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2ª Bda Cav Mec), e o 7º Regimento de Cavalaria Mec (3ª Bda Cav Mec).
Pela 4ª B Cav Mec, serão 24 exemplares alocados a duas unidades operacionais, o 11º e o 17º Regimentos de Cavalaria Mecanizados.
A segunda tabela da portaria revela o planejamento de entregas, primeiro referente aos manuais e documentos de ensino, já traduzidos para o português, a serem entregues ainda em 2025, e o curso de treinamento de operadores, mecânicos e demais especialistas, durante o ano de 2026.
A partir de agosto de 2027 o Lote de Experimentação Doutrinária com sete veículos começa a ser entregue, via Comando Logístico (COLOG), com início imediato de sua avaliação.
O treinamento e avaliação desse lote doutrinário vai capacitar a operação do veículo pela tropa durante o ano de 2028, quando então frações de valor pelotão/esquadrão/companhia serão capazes de combater e manobrar em conjunto, o que se chama de obtenção da capacidade plena operacional (FOC).