Chile e Brasil pretendem aumentar a cooperação naval e na manutenção de blindados
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa >

Chile e Brasil pretendem aumentar a cooperação naval e na manutenção de blindados

Allamand Amorim
|

(Infodefensa.com) – O ministro da Defesa da República do Chile, Andrés Allamand, e seu colega brasileiro o ministro Celso Amorim discutiram a possibilidade de incrementar a cooperação industrial nas áreas naval e de manutenção de blindados.

Celso Amorim solicitou ao secretário de Produtos de Defesa, Murilo Marques Barbosa, uma breve explanação sobre as medidas de incentivo ao setor, recentemente promulgadas em medida provisória. Após a apresentação, o secretário ressaltou a necessidade de maior integração dos países da América do Sul na produção militar e dual: “Todos devem se beneficiar com o aparelhamento da indústria de defesa do subcontinente”.

Presente também à reunião, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto, lembrou que os estaleiros chilenos já realizam alguns trabalhos de manutenção em navios brasileiros e destacou a necessidade de uma maior cooperação entre as duas esquadras.

Por outro lado, o ministro Allamand quer usar a experiência brasileira para montar um plano de fronteiras para seu país. Lançado em junho, pela presidenta Dilma Rousseff, o Plano Estratégico de Fronteiras foi desenvolvido para combater o narcotráfico, o tráfico de pessoas e o contrabando de armas. Em apenas quatro meses, a iniciativa apresentou resultados expressivos. "Temos problemas semelhantes e podemos nos beneficiar do trabalho desenvolvido pelo Brasil", afirmou Allamand, que viajou, em seguida, para Manaus para conhecer os sistemas de Proteção (Sipam) e de Vigilância da Amazônia (Sivam). Durante o encontró, o ministro Celso Amorim prometeu dar todo o apoio necessário ao futuro programa chileno, que se encontra em fase de elaboração. O modelo brasileiro envolve o uso integrado de veículos aéreos não-tripulados, satélites de sensoriamento remoto, radares de terra e aviões de vigilância eletrônica e de reconhecimento.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto