Brasil atrasou a construção da fábrica de montagem de Gripen NG para 2018
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Brasil atrasou a construção da fábrica de montagem de Gripen NG para 2018

A Saab Gripen1
|

A preparação da cadeia de suprimentos que irá produzir partes estruturais dos jatos de combate Gripen NG no Brasil, como asas e partes da fuselagem dianteira e traseira, está a pleno vapor na São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas (SBTA), uma parceria entre a empresa sueca Saab, fabricante do Gripen, e o Grupo Inbra Filtro, de Mauá (SP).

Serão recrutados 1.300 profissionais para atuar no processo de produção, com oportunidades para engenheiros, mestres e operadores. É estimada a abertura de 2.300 postos de trabalho diretos com o projeto do Gripen em todo o país. Incluindo outros segmentos da cadeia produtiva, o número total de empregos deverá chegar a 14.650, sendo cerca de 5.000 no Grande ABC, região industrial onde está a cidade de São Bernardo do Campo..

Denominado Saab Aeroestruturas, o escritório em São Bernardo deverá lidar com algumas circunstâncias, por exemplo, estima-se que a fábrica comece a ser construída somente em 2018, e não mais em 2017 como anteriormente previsto, e numa nova aérea, já que a anterior apresentou problemas ambientais na sua documentação.

Enquanto isso, a confecção das partes da aeronave deve ser realizada, provisoriamente, na unidade Inbra Aerospace, em Mauá. O primeiro caça Gripen fabricado no Brasil será entregue em 2019 e, o último, em 2024.

O contrato prevê a transferência de tecnologia e a fabricação de 15 das 36 unidades no País, incluindo oito unidades de dois lugares, criadas especialmente para a FAB.

Pela Inbra, serão enviadas 43 pessoas para permanecer entre 18 e 24 meses na Suécia, recebendo treinamento. Ao todo, 357 famílias brasileiras passarão uma temporada naquele País. As 50 primeiras, de engenheiros e técnicos da Embraer e da AEL Sistemas (que desenvolve sistemas eletrônicos militares e espaciais e cuidará da aviônica e de sua manutenção, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), começaram a chegar na semana passada. Em janeiro, mais 50 se juntarão ao grupo. O período de treinamento ocorrerá de 2015 a 2021.

Imagens: Saab/Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto