Imbel apresenta novidades na família de fuzis IA2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Imbel apresenta novidades na família de fuzis IA2

DSC0274
|

Imbel lança granadasA Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), fábrica estatal de armamentos e munições, empresa estratégica de Defesa e importante arsenal de novas tecnologias a serviços do Exército e das FFAA brasileiras, continuamente desenvolve novas versões de seus fuzis de assalto, a família IA2.

Dentro deste conceito, a empresa está lançando no mercado novos acessórios e capacidades. As armas em calibre 5,56 mm receberam o acréscimo um novo lançador de granadas de 40 mm de projeto nacional, e os fuzis no tradicional calibre 7,62 mm incorporaram uma série de modificações em ergonomia, funcionalidade e acessórios de campanha.

Lança Granadas de 40 mm

Utilizado individualmente, como um complemento ao armamento de um infante, o lançador apresenta coronha retrátil embutida e fácil operação de municiamento, disparo e recarga. Esse equipamento também pode ser montado, de forma compacta, no trilho Picatinny inferior do guarda mão nos Imbel IA2 5,56mm (e nos 7,62 mm também), tornando o fuzil um sistema de armas de infantaria compacto, leve e versátil.

O lança granada de 40 mm acrescenta poder de apoio de fogo a infantaria, em curtas distâncias, sendo bastante apreciado por tropas paraquedistas e de Forças Especiais, além do seu uso indicado em ambientes de selva. As granadas podem ser do tipo auto-explosivo, fragmentação, iluminativas ou de treinamento com carga inerte.

Novo Imbel IA2 7,62 mm

A Imbel vem demonstrando que está buscando um "ajuste fino" do seu fuzil em calibre 7,62mm. A empresa primeiramente desenvolveu um KIT de modificações que, mediante a troca de algumas peças e componentes por outros novos, permitia a obtenção de uma arma modernizada, com novo cano (mais curto) e capaz de cumprir pelo menos mais duas décadas de serviço por um custo significativamente menor que a simples reposição dessas armas.

No entanto, o mercado vem demonstrando interesse em uma nova versão do IA2 7,62 mm com melhor ergonomia, nova coronha telescópica retrátil de polímeros, grip de assalto tático CAA e emprego de aparelhos de pontaria sofisticados do tipo Meprolight MEPRO MOR (multipurpose reflex sight) afixados em trilhos tipo Picatinny.

Segundo fontes da empresa, um lote de protótipos dessa nova versão do IA2 seguirá para avaliação pelo Centro de Avaliação do Exército (CAEx) ainda em 2016, nos modelos fuzil de assalto (cano forjado a frio de 389 mm e 4.05 kg de peso sem munição e acessórios) e carabina (cano curto e tiro semi-auto).

Se aprovada, a versão fuzil de assalto deverá receber a encomenda de um lote piloto de testes com a tropa, visando a homologação para posterior fabricação em massa e venda, atendendo tanto as FFAA brasileiras quanto clientes de exportação. A versão carabina destina-se ao emprego por Forças de Segurança Públicas e também deverá estar disponível para exportação.

Imagens: Roberto Caiafa / Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto