menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Contrato avaliado em 47 milhões de dólares

Elbit fornecerá às Filipinas 28 veículos blindados guarani APC construídos no Brasil

O pátio cheio de Guaranis na IVECO em Sete Lagoas. Fotos: Roberto Caiafa

O pátio cheio de Guaranis na IVECO em Sete Lagoas. Fotos: Roberto Caiafa

30/10/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

A empresa israelense Elbit Systems fechou um contrato, avaliado em 47 milhões de dólares, para fornecer 28 veículos blindados Guarani (APC) para as Forças Armadas das Filipinas. Esses veículos são fabricados pela Iveco Veicular de Defesa no Brasil, em sua fábrica em Sete Lagoas (MG).

Esses veículos seriam equipados com um sistema de armas por controle remoto (RCWS). equipado com uma metralhadora pesada de 12,7 mm ou um lançador de granadas automático de 40 mm. Os 28 6x6 Guaranis receberão os sistemas LynX e Torch-X, fornecidos pela Elbit.

Luz verde da itália

 

Para viabilizar esse acordo, a Elbit negociou com a subsidiária italiana da Iveco em Bolzano, que deu sinal verde para a inclusão do guarani brasileiro no programa das Filipinas. Consultada pelo Infodefensa.com, a sucursal brasileira não confirmou nem negou esta informação, o que indica claramente que se trata de uma iniciativa da sede italiana.

Fontes próximas às negociações esclareceram que o fator de custo de aquisição do VBTP-MSR 6×6 Guarani foi decisivo para a escolha. Além disso, a fábrica de Sete Lagoas alinha mais de uma centena de guaranis pré-fabricados aguardando processamento para receber seus equipamentos de comunicação, sistemas de armas, etc.

Ascod 2

 

As Filipinas também contrataram recentemente a Elbit Systems para fornecer tanques de batalha leves. A operação faz parte de um projeto iniciado por Manila para equipar seu exército com tanques leves após estudar e discutir a adequação do uso de grandes tanques de batalha principais, com peso entre 55 e 70 toneladas, ou tanques leves ou médios. com um peso de combate de cerca de 42 toneladas.

Para essas plataformas, foi usado o blindado Ascod 2 (desenvolvido pela Espanha e Áustria) como base, para o vagão sobre esteiras, e o 8x8 Pandur II, para o veículo com rodas. Em ambos os casos, trata-se de modelos da empresa General Dynamics Land Systems.

Elbit emprega a mesma torre Oto Melara Hitfact de 105 mm encontrada no Ascod 2 MMBT no novo tanque leve, mas com a arma Elbit Systems e subsistemas. A Elbit também incorporou a torre Ascod no caça-tanques Pandur II para atender aos requisitos do projeto de aquisição do Exército das Filipinas, informou a mídia israelense.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje