Novaer apresenta as aeronaves T-Xc SOVI e B-250 Bader para o mercado árabe
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Novaer apresenta as aeronaves T-Xc SOVI e B-250 Bader para o mercado árabe

O  T-Xc SOVI, lançado em 2013 1º voo em 2015, e o novíssimo B-250 Bader, a ser lançado no Dubai Air Show 2017.
|

O Dubai Air Show 2017 (12 a 16 de novembro) receberá durante cinco dias, entre dezenas de outros expositores de todo o mundo, a Calidus.

Essa empresa local, associada a brasileira NOVAER, exibirá duas sofisticadas aeronaves de emprego militar, o treinador primário/básico/avançado T-Xc SOVI, lançado em 2013 (1º voo em 2015), e o novíssimo B-250 Bader, um avião de ataque leve, biplace, armado com metralhadoras nas asas e dotado de oito pontos para fixação de uma ampla gama de armamentos, incluindo bombas e mísseis inteligentes.

Sediada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, a NOVAER vem desenvolvendo o B-250 Bader envolto em grande segredo.

A reportagem de Infodefensa tomou conhecimento da aeronave quando do giro de motor do 1º protótipo, no final de junho último.

Segundo consta, esse protótipo deverá ser exibido estaticamente pelas duas empresas durante o Dubai AIr Show 2017.

Na semana corrente, a NOVAER confirmou a surpreendente presença do T-Xc SOVI na feira em Dubai, na exibição estática, ao lado do B-250 Bader. Havia uma certa curiosidade em como esses aviões seriam transportados até os Emirados Àrabes Unidos.

Coincidentemente, chegou hoje ao Brasil (26 de outubro) um cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Emirados Àrabes Unidos, tendo como aeroporto de destino... São José dos Campos.

É perfeitamente factível o embarque e transporte destes dois aviões, o B-250 Bader e o T-Xc SOVI, (com as asas removidas) pelo C-17 dos EAU.

Chamou a atenção do autor o fato do T-Xc SOVI ser incluído no portifólio de produtos da Calidus como parte de um pacote tecnológico onde este responderá pela formação e treinamento de pilotos militares, e o B-250 Bader atenderá o emprego em missões de ataque leve (CAS) e contra insurgência (COIN).

Imagens: NOVAER/Calidus e Michael Carter



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto