Força Aérea Brasileira apresenta oficialmente sua nova aeronave F-39 Gripen
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Força Aérea Brasileira apresenta oficialmente sua nova aeronave F-39 Gripen

El presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, durante la presentación del F-39 Gripen. Foto: FAB
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou oficialmente seu novo caça F-39 Gripen em cerimônia realizada em Brasília. O evento, comemorado no Dia do Aviador e da Aeronáutica, contou com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, entre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso, Bolsonaro destacou que 2020 tem sido um ano muito importante para a história da FAB, marcado principalmente pela operação do KC-390 Millennium e a chegada das novas aeronaves de combate. “Conseguimos colocar no ar dois vetores que podem transformar irreversivelmente nossas operações, nossa capacidade logística e afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados (do país), essenciais para manter nossa soberania”, disse.

FAB 4100

A aeronave apresentada, o FAB 4100, é a primeira unidade de um lote de 36 caças adquiridos da Saab. O FAB 4100 é uma aeronave instrumentada (FTI) que deverá continuar com as campanhas de teste iniciadas na Suécia.

Além de comprar os novos caças, o Brasil também está aprendendo a produzir esse tipo de aeronave por meio de um elaborado programa de transferência de tecnologia, conforme contrato firmado com a empresa sueca em 2013.

Dos 36 caças encomendados, 15 deles (oito monopostos e sete biplaces) serão totalmente construídos no Brasil. Nos próximos anos, o caça sueco-brasileiro substituirá as aeronaves FAB F-5 Tiger e AMX.

Por sua vez, a empresa sueca confirmou que os primeiros caças F-39 Gripen chegarão ao país no final de 2021 e serão alocados na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis, em Goiás.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto