CLA e AEB lançam com sucesso o primeiro 2020
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

CLA e AEB lançam com sucesso o primeiro 2020

Imagens: CLAForça AéreaAEB.
|

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta quinta-feira (25/06) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020.

A operação integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA do ano de 2020.

Além do treinamento operacional das equipes envolvidas, exercita as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O lançamento ocorreu às 17h52min (horário de Brasília) com o veículo atingindo uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetros em 1min15s.

Em um total aproximado de 2min44s de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.

"Destaca-se a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, afirma o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza.

O Foguete de Treinamento Básico utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro aletas aerodinâmicas.

O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

A Operação Falcão, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), é a primeira a ser realizada no CLA no ano de 2020 e, neste lançamento, não havia carga útil cientifica.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto