Brasil desativa 129 blindados 6x6 EE-11 Urutu
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil desativa 129 blindados 6x6 EE-11 Urutu

14283707872 314c63ae0b k
Blindado EE-11 Urutu em ação: mais de quatro décadas em serviço (Imagem: Roberto Caiafa)
|

No dia 1º de outubro de 2022 chegou ao fim, ao menos oficialmente, a história dos veículos blindados sobre rodas 6x6 EE-11 Urutu, fabricados em massa pela extinta Engesa Engenheiros Especializados S/A.

129 viaturas Urutu ainda em carga com o Exército Brasileiro começam agora seu ireversível destino para a desmobilização, alienação e posterior desmantelamento/venda/doação como material excedente, dentre outras possibilidades eleitas por lei, ou emprego em novas funções auxiliares.

44039674360 7e573c8ed9 k

O interior de um EE-11 Urutu (Imagem: Roberto Caiafa)

O documento, assinado pelo Chefe do Estado Maior, determina que somente três viaturas Urutu Ambulância e duas viaturas Urutu Engenharia, adaptadas pela indústria nacional com implementos de engenharia, deverão ser mantidas operacionais. 

Produzidas em 2013 no Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), as  quatro viaturas Urutu versão Ambulância incluem três montadas no monobloco do modelo M2 e uma construída usando o monobloco do modelo M7

Esses quatro exemplares foram padronizados com a mecânica empregada nos modelo do traço M6

39573063792 8bf6314531 k

A raríssima viatura blindada 6x6 sobre rodas Urutu Ambulância, fabricada pelo AGSP (Imagem: Roberto Caiafa)

As três ambulâncias sobreviventes serão preservadas, assim como dois exemplares modificados com pá niveladora frontal para emprego em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), ou combate urbano.

Todo o restante da frota de Urutus, incluindo implementos, suprimentos, instalações dedicadas, estoques e tudo o que envolva a viatura, deverá ser desativado paulatinamente e dado destino. 

O Comando Logístico (COLOG) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCTEx) serão os responsáveis pelos planos de desativação.

Esses blindados poderão ser absorvidos pelo mercado interno de segurança pública no Brasil (já existem algumas tentativas de usar o Urutu nessa função) ou adaptados pelo Exército para uso em funções auxiliares como postos de comando móveis, retransmissores de comunicações especializados, guerra eletrônica, viatura base operadora de drones para a infantaria, etc.

16650735829 2a38ebed8d k

Típica formação de um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, o Urutu é o 2º da direita para a esquerda (Imagem: Roberto Caiafa)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto