FAB recebe seu segundo Bandeirante modernizado
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

FAB recebe seu segundo Bandeirante modernizado

|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo – O Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), Esquadrão Pégaso, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB)  no sul do Brasil, recebeu o segundo turboélice C-95 Bandeirante modernizado pela Embraer, fabricante original do modelo. A solenidade oficial de recepção da aeronave acontece nesta segunda-feira (05) na Base Aérea de Canoas.

Em dezembro do ano passado, a FAB recebeu o primeiro exemplar do modelo submetido ao processo de atualização tecnologica. A aeronave foi entregue ao Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão Pioneiro), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

O 5º ETA usará a aeronave no cumprimento de um variado leque de missões, incluindo assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração aérea, ressuprimento aéreo, transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica.

Os C-95 Bandeirante da FAB estão sendo modernizados em três fases. A primeira consiste na integração de novos sistemas de comunicação e navegação e instrumentação digital (LCD) nos cockpits. Para isso, foi contratada a Aeroeletrônica, subsidiária da israelense Elbit Systems, e a empresa Akaer Engenharia Ltda para desenvolvimento do projeto de instalação desses aviônicos.

Na segunda fase, os sistemas vitais mais modernos, como os mecânicos e hidráulicos são substituídos por empresas privadas brasileiras. A terceira fase, toda executada no Parque de Manutenção Aeronáutica do Campo dos Afonsos (PAMA-AF), é dedicada à revitalização geral da aeronave, entregue com nova pintura e forração do interior na cabine.

Até 2013, 54 dos 95 aparelhos existentes na frota da FAB serão submetidos à atualização, incluindo os P-95 Bandeirulha de patrulha e esclarecimento marítimo. Os dois primeiros exemplares convertidos para o padrão M modernizado passarão por um programa de ensaios para posteriormente serem entregues às suas unidades operacionais, já que a suíte aviônica desta versão inclui diversos itens específicos de missão.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto