Brasil vai incorporar os novos helicópteros H-36 Caracal reabastecibles em vôo antes do final do ano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil vai incorporar os novos helicópteros H-36 Caracal reabastecibles em vôo antes do final do ano

H 36 Caracal FAB REVO CAIAFA Foto
|

O 1º8ºGAV, Esquadrão Falcão, é a unidade de asas rotativas da Força Aérea Brasileira responsável por receber e colocar em serviço os novos helicópteros H-225M, moderno biturbina de médio porte produzido pela Helibras em Itajubá, Minas Gerais. A localização do esquadrão, a cidade de Belém (estado do Pará), porta de entrada para a Amazônia, e a capacidade de reabastecimento em voo (REVO) que o novo modelo H-36 Caracal propicia o tornam estratégico.

Antes da entrega das aeronaves com probes de REVO, previstas para começarem ainda em 2015, os pilotos do 1º8ºGAV vão receber nos próximos meses detalhado treinamento nas técnicas e doutrinas de reabastecimento aéreo, o que inclui voos REVO reais nos quadrimotores KC-130 e nos jatos de combate biplaces F-5FM e AF-1B equipados sonda de reabastecimento em voo, ou probe. Esse tipo de equipamento, dotado de válvulas pressurizadas, permite a conexão em pleno voo com o drogue ou cesto do reabastecedor, e a transferência de combustível para o receptor. O H-36 Caracal poderá revoar com os KC-130H Hercules já existentes na FAB, e com o futuro KC-390, atualmente em desenvolvimento.

Será a primeira vez que uma Força Aérea da América Latina terá um helicóptero capaz de cumprir tal missão. A sonda retrátil instalada do lado direito, quando estendida, permite que a mangueira de combustível da aeronave reabastecedora fica a cerca de um metro fora do alcance do disco do rotor principal. Equipado com uma completa suíte IDAS, sensor FLIR montado em torreta giroestabilizada, guincho e gancho, blindagem, óculos de visão noturna para os pilotos e um glass cockpit, o H225M poderá cumprir com folga missões de C-SAR de Combate ou que envolvam grande penetração em espaço aéreo do inimigo, típicas de emprego de Forças Especiais.

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto