Incidente com aeronave P­95 BM 'Bandeirulha' modernizado pelo PAMA AF
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Incidente com aeronave P­95 BM 'Bandeirulha' modernizado pelo PAMA AF

P95BM1
|

Uma aeronave P­95 BM Bandeirulha, utilizada em Patrulha e Esclarecimento Marítimo pela Força Aérea Brasileira sofreu um incidente aeronáutico no aeródromo do Campo de Marte (SP), no último domingo.

Segundo informações, o trem de pouso dianteiro recolheu durante a corrida para decolagem, ocasionando a derrapada do P­95 BM para a grama, ao lado da pista. Na ocasião, se encerrava o evento "Portões Abertos" daquela organização militar.

O P­95 BM FAB 7103 foi a primeira aeronave modernizada pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA ­AF) e foi recebida em 15 de setembro do ano passado pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC).

O P­95 BM está equipado com o radar Seaspray 5000E (detecta alvos de grande porte a até 370Km de distância) capaz de acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de superfície e detectar aeronaves próximas, entre outras funcionalidades.

O modelo também recebeu novos sistemas de navegação mais precisos para voar sobre o mar sem referências visuais. As comunicações analógicas foram substituídas por sistemas digitais Rohde-Schwarz. O painel de instrumentos apresenta telas MFCD e design avançado que diminui a carga de trabalho a bordo.

Essas aeronaves são empregadas em missões de busca e salvamento no continente, no mar territorial e águas internacionais. No total, segundo o planejamento inicial, oito unidades modernizadas serão entregues. A Força Aérea Brasileira abriu uma investigação para apontar as causas e os fatores contribuintes para o incidente.

Imagens: Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto