menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

USAF encerra programa de aeronaves de ataque leve

Socom busca 75 aviões para missões de "vigilância armada"

140108 brasil roberto libano e o A 29 Super Tucano roberto caiafa01

19/02/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM, Special Operations Command) solicitou US$ 106 milhões no orçamento de defesa do ano fiscal de 2021 para um requerimento de vigilância armada, de acordo com documentos orçamentários do Departamento de Defesa (DoD, Department of Defense).

Ao mesmo tempo, a porta-voz da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), Ann Stefanek, confirmou que a força não seguirá em frente com um programa objetivando comprar aeronaves de ataque leve.

Como parte desse programa, o SOCOM deverá adquirir até 75 aeronaves de ataque leve, segundo uma solicitação do comando enviada em 3 de fevereiro.

O financiamento apoiaria “demonstrações de protótipos e testes de recursos únicos das Forças de Operações Especiais e esforços de aeronavegabilidade”, bem como a “aquisição de aeronaves, kits de missão e equipamentos de suporte associados”, de acordo com o departamento.

Segundo fontes ligadas ao SOCOM, o comando planeja realizar um “Armed Overwatch Day” com a indústria aeroespacial norte-americana, nos dias 4 a 5 de março, para discutir uma próxima demonstração de protótipos de aeronaves.

Estão no páreo os mesmos adversários do LAS, o vencedor por duas vezes, EMB-314 (A-29) Super Tucano, da Embraer Defesa e Segurança/Sierra Nevada, e o AT-6 Wolverine da Textron.

No projeto de lei de Política Nacional de Defesa do Orçamento 2020, os congressistas autorizaram uma coordenação entre a USAF e o SOCOM com relação as capacidades de ataque leve, incluindo a opção “transferir parte dos fundos autorizados para experimentos de aeronaves de ataque leve da Força Aérea e assim adquirir aviões para apoiar a missão de consultor de combate aéreo do Comando de Operações Especiais”.

Imagenes: US Air Force / DoD

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje