Leonardo entrega um helicóptero Wild Lynx modernizado para a Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Leonardo entrega um helicóptero Wild Lynx modernizado para a Marinha do Brasil

Imagens: Marinha do Brasil
|

No dia 10 de junho, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, ocorreu o voo de aceitação final e entrega a Marinha do Brasil do helicóptero modernizado AH-11B Wild Lynx matrícula N-4003 (MK-21B).

Nessa ocasião, o Setor do Material, por intermédio da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, retornou a aeronave, agora modernizada, para o Comando da Força Aeronaval, após recebe-la formalmente da empresa Leonardo UK Ltd.

O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) passa a dispor de quatro aeronaves Wild Lynx. Futuramente serão recebidos mais quatro helicópteros, quando então a Marinha do Brasil e sua Aviação Naval passarão a operar oito aeronaves modernizadas MK-21B.

O contrato de modernização inclui a instalação dos motores CTS-800-4N, aumentando o desempenho e reduzindo as limitações; atualização do painel de instrumentos para Full Glass Cockpit, compatível com os óculos de visão noturna (NVG); atualização de sistemas táticos e de navegação; substituição do equipamento de Medidas Eletrônicas de Apoio à Guerra (MAGE-RWR).

Os oito AH-11B, quando entregues, comporão, entre outras missões, os Destacamentos Aéreos Embarcados (DAE) das escoltas Classe Tamandaré.

Histórico do Programa

O contrato de US $160 milhões (€ 117 milhões, câmbio de 2014), foi iniciado na cidade de Yeovil (UK) para entregar uma atualização de oito aeronaves Super Lynx Mk21A para a nova variante MK-21B com prazo de encerramento até dezembro de 2022.

O terceiro Mk-21B foi oficialmente recebido em 28 de dezembro de 2019. Em agosto um AH-11B realizou o primeiro pouso em um navio da Marinha do Brasil. O primeiro voo no Brasil aconteceria no mês de fevereiro daquele mesmo ano.

O manuseio, armazenamento e transporte dos oito helicópteros Lynx Mk21A do Brasil para o Reino Unido para sua atualização foram iniciados em outubro de 2015.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto