O helicóptero de ataque AH-2 Sabre realiza sua primeira campanha de tiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

O helicóptero de ataque AH-2 Sabre realiza sua primeira campanha de tiro

AH 2SABRE Brasil
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Belo Horizonte) - O único modelo de helicóptero de ataque das Forças Armadas brasileiras realiza sua primeira campanha de tiro no longínquo Campo de Provas Brigadeiro Velloso, no Pará.

Primeira aeronave de origem russa operada pela Força Aérea Brasileira, o MI-35 Hind, ou AH-2 Sabre na designação da FAB, representa um enorme avanço em termos de novos recursos combativos. Um canhão orgânico de 23 mm, capaz de ser apontado individualmente pelo movimento da cabeça do artilheiro ou do piloto complementa a grande variedade de foguetes, mísseis e outras armas utilizadas pelo Sabre.

Uma complexa gama de sensores como FLIR, telêmetro laser e radar de acompanhamento do terreno, além de avançada suíte de contramedidas defensivas alçaram este helicóptero a condição de “tanque voador” artilhado. Sua ficha de combate inclui ações no Afeganistão, Irã, Iraque, Angola, Líbia e dezenas de outros teatros de guerra.Tornou-se uma arma tão respeitada que exemplares funcionais capturados pelos norte americanos no Iraque são utilizados para treinar táticas “Anti-Hind” em bases de forças especiais nos Estados Unidos.

Adquiridos dentro do planejamento da Estratégia Nacional de Defesa, os doze AH-2 Sabre encomendados constituem um dos mais eficazes sistemas de armas baseado na região amazônica, só encontrando rival em tipos similares utilizados pela vizinha Venezuela. A unidade operadora do modelo, o Esquadrão Poti (2º/8º GAV), foi transferido para Porto Velho, capital do estado de Rondônia, justamente para introduzir o Sabre nesta conturbada região da fronteira norte do país.

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso, localizado em afastada posição no estado do Pará, foi escolhido para prover o suporte no treinamento operacional em função de sua excelente infra-estrutura de apoio dotada de estandes e cenários táticos adequados a esse fim. O Poti está em Cachimbo desde o dia 28 de setembro corrente realizando sua primeira campanha de emprego ar-solo utilizando armamento real.

Além do 2º/8º GAV, o 7º/8º GAV (Esquadrão Harpia), sediado na Base Aérea de Manaus, também participa da ação com suas aeronaves H-60 Black Hawk, comprovando novamente a interoperabilidade de helicópteros americanos e russos, fato comprovado na última RAAR (Reunião da Aviação de Asas Rotativas). Na verdade, os dois tipos se complementam. O AH-2 Sabre se sobressai especialmente em missões C-SAR ou como escolta dos H-60L destinados a infiltração/exfiltração de frações de tropas especiais, além de se converter numa avalanche de fogo na função de ataque e apoio aéreo empregando salvas de foguetes de 57 mm e rajadas de canhão de 23 mm.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto