Brasil autoriza o uso do modernizado T-27M Tucano como aeronave de treinamento
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil autoriza o uso do modernizado T-27M Tucano como aeronave de treinamento

WhatsApp Image 2022 01 06 at 12.46.35
O T-27M Tucano modernizado nas novas cores da AFA. Imágenes: FAB
|

O Vice-Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, assinou a Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi) da aeronave modernizada Embraer T-27M Tucano  empregada na formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB). O T-27M é a nova versão da aeronave de treinamento Tucano voltada à instrução da AFA.

A PEVi, destinada, inicialmente, à Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), tem como usuário final a Academia da Força Aérea (AFA).

Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) prestou assessoria entre maio de 2020 e janeiro de 2022 para viabilizar a emissão das PEVis das primeiras quatro aeronaves modernizadas. 

IFI 1849Fotos: IFI / Arquivo FAB

A modernização das aeronaves traz ganhos expressivos na formação operacional dos pilotos, saindo os cockpits com instrumentos analógicos e entrando em seu lugar os modernos cockpits digitais (glass cockpit) do mesmo tipo conceitual das aeronaves de primeira linha que esses novatos, bem mais experientes, irão voar durante a progressão operacional da carreira.

O Conceito Glass Cockpit possibilita voos e aproximações para pouso baseados em posição satelital e em performance, ou seja, mais diretos e precisos; e também, o envio e recepção de informações para o controle de tráfego aéreo através do Sistema de Vigilância Aérea Dependente Automática por Radiofusão (ADS-B). 

Esse sistema consiste em uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.

Entrega das aeronaves T-27M

A entrega das primeiras quatro aeronaves T-27 modernizadas foi realizada em dezembro de 2021, durante cerimônia militar em que o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, pilotou uma das aeronaves, de Guarulhos (SP) até Pirassununga (SP), na AFA, onde o T-27M será empregado para voos de instrução.

T 27m1

Fotos: IFI / Arquivo FAB

Conduzida por técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), apoiados pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), pela Academia da Força Aérea (AFA) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a modernização da aeronave contribui para a elevação do nível da formação dos pilotos brasileiros.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto