AEL e Brasil integram com sucesso o sistema E-LynX TM a bordo de dois caças F-5M Tiger II
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

AEL e Brasil integram com sucesso o sistema E-LynX TM a bordo de dois caças F-5M Tiger II

Capa ael rds
O sistema Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX TM a bordo do F -5M Tiger II. Foto: AEL
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AEL Sistemas, subsidiária brasileira da Elbit Systems, principal contratante do programa estratégico brasileiro Link-BR2, concluíram com sucesso uma série de testes de voo para a integração do Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX TM a bordo de duas aeronaves F -5M Tiger II.

O programa Link-BR2 brasileiro visa fornecer recursos de datalink nacional seguro, habilitar a conectividade digital de todas as plataformas aéreas entre si e estabelecer a interoperabilidade Multi Domínio.

A próxima fase de integração será a bordo das aeronaves Gripen, enquanto o roteiro do programa Link-BR2 inclui a integração dos recursos do Sistema a bordo de todas as aeronaves da FAB.

A família E-LynX de SDR foi projetada em uma abordagem de arquitetura aberta, apresentando formas de onda exclusivas e permitindo a adoção de formas de onda europeias e da OTAN.

A solução E-LynX SDR foi selecionada pela Força de Defesa de Israel, bem como por várias Forças Armadas em toda a Europa, incluindo Suécia, Suíça, Espanha e outros países da OTAN.

Os rádios E-LynX são desenvolvidos e fabricados em três Centros de Engenharia de Rádio da Elbit Systems em todo o mundo: em Israel, na Alemanha pela Elbit Systems Deutschland e no Brasil pela AEL.

Elbit E Lynx

Rádio Definido por Software Aerotransportado E-LynX TM

Demonstrando a capacidade de transmissão multicanal simultânea, o Link-BR2 permitiu que forças aéreas e terrestres realizassem interceptação de alvos, recebimento de informações de radares terrestres e fechamento rápido de loops sensor-atirador, como parte da arena multidimensional.

O programa estratégico Link BR2 levará as Forças Armadas Brasileiras a operar no conceito NCW.

AEL Sistemas completa 40 anos

Ainda como Aeroeletrônica, a AEL Sistemas participou de projetos importantes nos anos de 1980, como o fornecimento de equipamentos eletrônicos para os turboélices T-27 Tucano e para o caça subsônico A-1 AMX, ambos da Força Aérea Brasileira.

Em 2001, a AEL Sistemas passou a fazer parte do Grupo Elbit Systems.

O desenvolvimento da aviônica do caça F-5EM Tiger II e turboélice EMB-314 Super Tucano foram responsáveis, nos anos 2000, por uma expansão do portifólio de capacidades no atendimento ao cliente Força Aérea Brasileira com uma solução nacional de alta tecnologia.

Empresa brasileira, situada em Porto Alegre (RS), a AEL Sistemas é dedicada ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres.

Fundada em 1982, na atualidade a empresa é uma subsidiária da Elbit Systems e considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, atuando de forma decisiva em projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como caça SAAB F.39 Gripen, o jato de transporte Embraer KC-390, o blindado 6x6 Iveco Guarani e o Programa Estratégico do Exército SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

A empresa também produz tecnologia em aviônica de quinta geração, suporta e mantem Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs Hermes 450 e Hermes 900), integra Soluções para Blindados, fornece equipamentos de Comunicação Tática (Fuzileiros Navais), sistemas Eletro-Ópticos, material de Guerra Eletrônica, Sistemas Espaciais, equipamentos e instalações de Treinamento e Simulação, Serviços logísticos e de manutenção, etc.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto