A sexta aeronave KC-390 no Brasil obtém o certificado de capacidade operacional plena
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

A sexta aeronave KC-390 no Brasil obtém o certificado de capacidade operacional plena

FOC.sexto4
|

O programa de aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer atingiu mais um marco histórico no mundo da aviação. 

Em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo, na presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave alcançou a Capacidade Operacional Plena (FOC). 

Emitido pelo Instituto de Desenvolvimento e Coordenação Industrial (IFI), órgão brasileiro responsável pela certificação de aeronaves para fins militares, o Certificado FOC atesta que o projeto atende a todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave pode cumprir todas as missões para o qual foi projetado.

FOC patche

Patch alusivo a ocasião, na fuselagem do 6º C-390 Millenium da FAB. Foto: EDS

“Este certificado coloca o C-390 em um seleto grupo de aeronaves no mundo”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “É um momento único na história da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e o espaço de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas de geração atual e futura. As forças aéreas em todo o mundo estão focadas em combinar suas necessidades operacionais em constante evolução com seus orçamentos, buscando uma plataforma que possa realizar múltiplas missões, reconhecendo que a escolha de hoje afetará suas capacidades operacionais amanhã.”

Desenvolvido sob as rígidas exigências operacionais da FAB, a gênese do C-390 está no modelo de tripla hélice, fruto da união das maiores mentes da academia, indústria e governo. 

Como parte do processo de desenvolvimento e certificação, cerca de 3.500 horas foram voadas na aeronave protótipo nas mais variadas condições de operação, e outras 85.000 horas foram realizadas em bancadas e aparelhos de testes de laboratório. 

Após anos de desenvolvimento, testes e certificação, o resultado é um projeto estabelecido de acordo com os mais altos padrões da indústria.

FOC sexto1

O FAB 2858, 6ª aeronave da Força Aérea Brasileira, o 1º na configuração FOC. Foto: EDS

“Este é o KC-390, a aeronave que personifica o verdadeiro significado da palavra “perseverança”. Onde quer que seja, lá estará o Estado brasileiro; haverá a ordem e o progresso de uma nação que se alinha com a ideia de que o pleno desenvolvimento da democracia não pode prescindir da soberania inviolável. Por fim, desejo que esses sentimentos de “brasilidade” e orgulho, que ora vivenciamos, venham à tona em cada cidadão, ao contemplar os céus e constatar que as “asas que protegem e integram o país” e a Embraer caminham unidas no propósito de garantir um futuro sólido com a estatura estratégica do nosso querido Brasil”, disse na cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

No mesmo evento, a Embraer iniciou o processo de entrega à FAB da sexta unidade do C-390, a primeira na configuração FOC. 

As demais aeronaves já entregues à FAB agora serão atualizadas para ter a certificação. Além disso, todas as aeronaves a serem exportadas também terão essa certificação.

O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar da nova geração. 

Sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, combinando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixo custo operacional, uma combinação imbatível. 

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, assistência médica evacuação, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho). 

Teste55 3

O FAB 2858, 6ª aeronave da Força Aérea Brasileira, o 1º na configuração FOC. Foto: EDS

Em sua versão reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como uma aeronave recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas,

Desde que entrou em operação na FAB em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. 

A atual frota de cinco aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, designada KC-390, já acumula mais de 8.200 horas de voo. 

Números recentes mostram uma disponibilidade operacional em torno de 80%, com uma taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e da Hungria, ambos países membros da NATO. 

A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.

FOC sexto3

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. Foto: Embraer



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto