Tupan Aerospace e Turbomachine revelaram seu novo projeto, o SuperSnipe SS320, um drone supersônico com capacidade de atingir a velocidade de Mach 3.3 (2.532 mph), sendo equipado para essa finalidade com um inovador motor turboramjet dual-mode TRAM1000, atualmente em testes na bancada de ensaios estática.
Segundo as duas empresas afirmam nos seus respectivos informes, este não é apenas um drone mais rápido que chega ao mercado. É uma mudança de paradigma na defesa estratégica.
Propulsão Mach 4.0
O propulsor TRAM1000 combina tecnologia turbojato + ramjet, acelerando de zero a velocidades supersônicas sustentadas com eficiência energética revolucionária.
Esse drone se destaca na superioridade tática que oferece.
Com baixa observabilidade radar e visual, alcance de ataque profundo (baixo consumo específico) e capacidade para contornar sistemas modernos de defesa anti-aérea (navegação apoiada por AI), o SuperSnipe entrega alcance e potencial de sobrevivência inéditos.
Disruptivamente acessível
Ao quebrar a barreira de custo para drones supersônicos, Tupan Aerospace e Turbomachine prometem entregar um produto eficiente e letal em missões de alta velocidade consideradas impossíveis até recentemente, com qualidade e em quantidade, complicando quaisquer contramedidas inimigas.
De fabricação modular (orientado para produção em massa), rapidamente implantável e ágil, esse drone supersônico pode ser montado em campo por uma pequena equipe.
De fato, o SuperSnipe foi desenvolvido para ser utilizado em operações descentralizadas atuando em ambientes contestados.
Seu perfil de emprego e portabilidade o tornam ideal para missões de forças especiais, atacando alvos de alto valor.
Velocidade por si só não é a revolução. Acessibilidade, capacidade de sobrevivência e preço acessível são. Para as duas companhias brasileiras, este é o futuro das operações supersônicas não tripuladas (que está apenas começando).