Thales inaugura Centro de Excelência em Sonares no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Thales inaugura Centro de Excelência em Sonares no Brasil

RVC 8679
|

A Thales inaugurou na última sexta-feira (29), com a presença de diversas autoridades militares, acadêmicas e civis, o Centro de Excelência em Sonares, na sua subsidiária Omnisys, localizada na cidade de São Bernardo do Campo (SP).

A partir de agora, segundo a empresa francesa, será possível transferir para o Brasil a tecnologia necessária para o desenvolvimento, fabricação e testes de soluções em acústica submarina para aplicação em sonares.

A Omnisys também receberá a documentação técnica, certificação das linhas de produção e treinamento de suas equipes locais para o desenvolvimento do produto.

Na atualidade, o Programa de Reaparelhamento da Marinha prevê a construção no Brasil de quatro corvetas CV03 Classe Tamandaré, e a Thales Underwater Systems propõe o sonar de casco KingKlip para esses navios novos e para a modernização das corvetas Classe Inhaúma e fragatas Classe Niterói, caso se concretizem.

Os sonares são um recurso estratégico: eles podem ser utilizados como instrumento de navegação, comunicação ou detecção de objetos na água ou em sua superfície; como meio de localização acústica ou para efetuar a medição das características dos alvos através da análise de seus ecos; e ainda podem ser incorporados em navios de superfície, submarinos e navios caça minas, bem como em pesquisas hidro oceanográficas, no monitoramento remoto de instalações submarinas e na proteção ao meio ambiente.

Encomenda do PROSUB

A Thales está fornecendo à Marinha do Brasil um conjunto de sonares de tecnologia de ponta para os submarinos DCNS Scorpene, no âmbito do programa PROSUB. Os dois primeiros conjuntos já se encontram em avançados estágios de fabricação na França e no Brasil.

“A inauguração reforça a posição do Brasil como um dos centros de excelência em alta tecnologia para o grupo Thales. Além disso, reiteramos o nosso comprometimento com o Brasil e com a América Latina transferindo tecnologia de vanguarda, produtos e serviços disponíveis, o que nos permite acompanhar de forma sistêmica os nossos clientes em seu desenvolvimento tecnológico. Também reforçamos, por meio desta inauguração, o nosso planejamento estratégico, que visa dobrar o nosso tamanho na América Latina até 2019”, afirma Ruben Lazo, vice-presidente da Thales na América Latina.

Com a transferência de tecnologia para o Brasil, acadêmicos e outras empresas brasileiras também serão qualificados. Além disso, o Centro de Excelência em Sonares irá desenvolver e produzir subsistemas de sonares com base em estudos e projetos realizados por instituições de pesquisa brasileiras.

“O objetivo da companhia é criar uma infraestrutura industrial para trabalhar nas etapas de qualificação, apoio ao cliente e desenvolvimento de produtos – tendo como objetivo a comercialização no mercado nacional e internacional”, explica Luiz Henriques, diretor da subsidiária da Thales do Brasil, Omnisys.

O Brasil possui uma extensa área marítima, assim como programas de defesa de médio e longo prazo. Com a inauguração do Centro de Excelência em Sonares, agora será possível atender a demanda do mercado nacional e da América Latina, já que a industrialização e manutenção de partes de sonares como transdutores (dispositivos que transformam a energia gerada pelas ondas sonoras em sinais elétricos) e antenas (responsáveis pela emissão e recepção dos sinais dos sonares, que são compostas por um conjunto de transdutores) será feita no País.

KingKlip

O sonar KingKlip, da Thales Underwater Systems (TUS), é um compacto e leve equipamento acondicionado em domo fixo instalado a meia-nau abaixo da linha dágua, no casco de navios de pequeno e médio porte.

Além da guerra ASW (anti-submarine warfare), sua função primordial, o KingKlip também detecta e emite alertas de torpedos, minas submersas e obstáculos suspeitos abaixo da linha de flutuação.

Operando na faixa de frequência entre 5,5 a 7,5 Khz, o KingKlip emite pulsos de 60ms a até 4 segundos, com várias opções de modulação.

Em modo passivo (escuta), o equipamento tem um alcance de frequências entre 1 a 8 kHz.

O KingKlip pode ser complementado pelo emprego do sonar rebocado de profundidade variável CAPTAS, dotando seus operadores de uma complexa e sofisticada capacidade de guerra ASW, como visto nas fragatas Classe FREMM.

Imagens: Roberto CaiafaThales Underwater Systems



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto