Brasil licita voo charter para buscar armas e munições compradas a SAAB na Suécia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >
Macio

Brasil licita voo charter para buscar armas e munições compradas a SAAB na Suécia

A iniciativa Namsi é um fórum trilateral e interinstitucional entre as Forças Marítimas do México, Estados Unidos e Canadá, ausente este ano
Carl Gustaf Back Blast
O Backblaster 553B é um subcalibre para treinamento de tiro com o Carl Gustaf. Foto: US Army.
|

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington DC, nos Estados Unidos, está licitando pela modalidade do menor preço uma empresa de transporte de carga aérea charter internacional para transportar da Suécia para o Brasil, diretamente de Karlskoga, um lote de armas fabricadas pela SAAB.

Essa compra inclui 50 Manpads terra-ar RBS70, 254 lança rojões AT-4 CS HP HEAT anti-carro, 56 granadas iluminativas para uso com o canhão sem recuo Carl Gustaf M3, e 17.100 conjuntos de sub-calibres Backblast Charge 553B, para uso com o mesmo canhão sem recuo Carl Gustaf M3 em atividades de treinamento.

Rbs 70Mk2r caiafa

O tubo contendo o MANPADS RBS-70 MK2R, mais a unidade de guiamento e o suporte do operador. Foto: Roberto Caiafa

O documento dessa licitação de transporte sinaliza uma operação door-to-door, ou seja, uma escolta armada deve se apresentar no local determinado pela SAAB, receber e conferir a carga, escoltar a mesma até o aeroporto internacional de embarque, reconferir tudo mais uma vez e realizar o desembaraço alfandegário de saída. A seguir, aeronave contratada recebe a carga e decola com destino ao Brasil (Rio de Janeiro).

Segundo esse mesmo documento, e para fins de seguro, a carga a ser transportada entre a Suécia e o Brasil está avaliada em 16,4 milhões de dólares.

SAAB WEAPONS TO BRAZIL CARL GUSTAF

Munições para o Carl Gustaf e armas anticarro leves AT-4 HP HEAT estão no pacote de armas avaliado em US$ 16,4 milhões de dólares. Fotomontagem: Infodefensa

Por que a Força Aérea Brasileira não voa um KC390 Millennium até Karlskoga, embarca a carga de armamentos e munições do Exército e ainda aproveita a oportunidade para demonstrar de forma real, incluindo riscos de segurança controlados, as capacidades do avião para um cliente interessado, no caso a Fligvapnet ou Real Força Aérea Sueca? Até onde é possível apurar, pela leitura do documento, o peso total da carga não ultrapassaria 13 toneladas, bem abaixo do limite declarado de 23 toneladas do cargueiro militar.

Quanto ao interesse sueco pelo KC390, basta relembrar o acordo firmado entre a Embraer Defesa e Segurança e SAAB para promover o avião junto aos governantes suecos e países vizinhos, anunciado durante a LAAD 2023 no Rio de Janeiro, em abril último.

Capa kc390 radarJato de transporte militar está dentro de um acordo promocional de vendas assinado entre Embraer e SAAB na LAAD 2023. Foto: Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto