menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Kopter AG negocia instalação de fábrica no Brasil

Helicóptero Multimissão SH09 e o mercado latino-americano: disponível em agosto

O SH09 tem condições de atender requisitos da Marinha e do Exército como treinador/utilitário leve monoturbina.

O SH09 tem condições de atender requisitos da Marinha e do Exército como treinador/utilitário leve monoturbina.

31/07/2019 | Belo Horizonte

Roberto Caiafa

Kopter AG, grupo suíço responsável pelo desenvolvimento e produção de uma nova geração de helicópteros, chega ao Brasil para comercializar, a partir de agosto, o helicóptero multimissão SH09.

Em um primeiro momento, a meta é entrar no disputado mercado sul-americano e ajudar na renovação da atual frota brasileira, mas o grupo Kopter tem um projeto maior que envolve a construção de uma fábrica no país, para produzir helicópteros localmente.

O mercado brasileiro de Defesa está demandando, atualmente, helicópteros de instrução monoturbinas modernos para reequipar a Aviação do Exército e a Aviação Naval, e o SH09 se encaixa perfeitamente nos requerimentos existentes, além de possuir o Plus das portas conchas na parte traseira da fuselagem.

Em março último, o SH09 foi a sensação na HeliExpo em Atlanta após o anúncio pela Kopter AG de uma unidade de fabricação nos Estados Unidos, no Estado da Lousiana (antigas instalações da Bell Helicopters no Lafayette Regional Airport).

“Os planos da Kopter para o Brasil são de médio e longo prazos, envolvendo estruturas de distribuição, manutenção, suporte logístico, montagem e fabricação”, disse Christian Gras, vice-presidente executivo da Kopter.

A Kopter visa ir muito além da comercialização, oferecendo efetiva transferência de tecnologia, projetos de equipamentos e acessórios encomendados a indústria local e geração de empregos de alto nível no país, de acordo com o vice-presidente.

Com um volume de cabine comparável aos helicópteros bi-turbinas médios – até 8 passageiros, redundância de sistemas, ótima performance em velocidade – 140 nós (260 km/h), alcance – 800 km, e capacidade de carga externa – 1.500 Kg, com o menor nível de vibrações e ruído, o SH09 apresenta também o menor custo operacional entre todos os helicópteros monoturbina de sua categoria, atendendo aos mais altos níveis de segurança.

O parceiro escolhido pela Kopter para trazer a marca para o mercado brasileiro, a Gualter Helicópteros, é uma empresa especializada na venda de aeronaves com foco na aviação executiva no Brasil.

Atualmente, a empresa possui o maior cadastro de aeronaves à venda do mercado brasileiro, em especial helicópteros.

Conta com uma equipe com mais de 30 anos de expertise, sendo responsável pela comercialização de 600 aeronaves.

Kopter Group AG

 

No final de fevereiro de 2018, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação, também denominada EASA, emitiu um certificado de qualidade de projeto para a empresa suíça Kopter Group, anteriormente conhecida como Marenco Swiss helicopter.

A obtenção de um certificado DOA (Design Organization Approval) significa um novo helicóptero no mercado mundial, situado no nicho de helicópteros de até 2,5 toneladas.

A Kopter AG, desde 2007, desenvolve e produz uma nova geração de helicópteros.

Criada com a missão de oferecer o melhor em sua categoria com versatilidade, segurança e cumprir missões nas melhores relações custo / benefício, com foco na satisfação do cliente.

A empresa suíça conta com quatro unidades fabris naquele País e o seu departamento de engenharia, localizado na Alemanha, está certificado pela EASA.

A empresa conta com mais de 340 dos melhores profissionais oriundos dos maiores fabricantes de helicópteros da Europa e Estados Unidos.

O comprimento da aeronave é de 10,2 metros, e o diâmetro do rotor principal (sem engrenagens na cabeça do rotor) de cinco pás  é de 11 metros. O rotor de cauda de 11 pás apresenta diâmetro de 1,2 metros e está protegido por um anel (semelhante ao Fenestron), o que aumenta a segurança da máquina.

O helicóptero usa um motor turbocomprimido Honeywell HTS900, de 1020 cavalos de potência. A velocidade de cruzeiro do SH09 é de 260 km/h.

Os tanques padrão podem conter até 750 litros de combustível, permitindo um alcance de até 800 km. A altitude máxima é de 4500 metros acima do nível do mar, na versão standard de lançamento.

Está em estudos modificações adicionais para viabilizar operações de alta altitude, o que é especialmente importante para clientes da América do Sul e Ásia.

A certificação do SH09 está prevista para o primeiro trimestre de 2019, com o início das entregas no segundo semestre do mesmo ano.

Além da unidade em território americano a empresa pretende se instalar na Ásia e no Brasil.

Imágenes: Kopter AG/ Youtube

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje