Brasil adquire duas aeronaves A330-200 da Azul Linhas Aéreas por 80,5 milhões de dólares
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil adquire duas aeronaves A330-200 da Azul Linhas Aéreas por 80,5 milhões de dólares

Avión cisterna A330 MRTT. Foto Airbus
|

A Força Aérea Brasileira anunciou nesta quarta-feira (6) a compra de duas aeronaves Airbus A330-200 da Azul Linhas Aéreas ao custo de 80,5 milhões de dólares (R$ 373 milhões).  Esse par de aviões vai ser posteriormente convertido em uma versão militar conhecida pela sigla MRTT, de Multi Role Tanker Transport, essa modificação sendo feita nas instalações da Airbus em Getafe, Espanha. 

O processo de licitação foi aberto pela FAB em 27 de janeiro e exigiu que a data de fabricação das aeronaves fossem posteriores a 1º de janeiro de 2014, isso para garantir a compatibilidade de conversão (sisters ships requeriment). 

MRTT BrasilArte que mostra um MRTT reabastecendo dois caças F-39E Gripen. Foto: TW Brigadeiro Baptista Jr.

A330 MRTT

Para a missão de transporte, o A330 MRTT padrão pode deslocar até 45 toneladas de carga, mais que as 26 toneladas de um KC-390, o maior avião militar projetado na América do Sul. 

Ao mesmo tempo, o modelo é capaz de embarcar 380 passageiros em classe única, ou até 130 macas e equipamentos médicos em missões humanitárias.

Para realizar missões de reabastecimento aéreo de outros aviões, usando o método probe and drogue (sonda e cesto), a aeronave transporta até 111 toneladas de combustível, o que significa que é capaz de permanecer orbitando, como um posto de gasolina voador, até 4 horas e 30 minutos a 1.600 quilômetros de sua base. 

Isso é o suficiente para reabastecer até 10 caças do tipo Northrop F-5EM/FM, conferindo aos jatos maior alcance, autonomia e persistência em combate, além de viabilizar traslados e voos de longo alcance em formatura.

Primer avión A330 MRTT de la flota de la OTAN. Foto: AirbusFoto: Airbus




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto